No dia 2 de fevereiro, às 18 horas, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Santa Maria, acolherá uma celebração especial: a Missa da Candelária, que também marcará a inauguração da nova iluminação interna e externa do templo. O evento é resultado de mais de oito meses de trabalho da Arquidiocese para valorizar ainda mais este patrimônio histórico e cultural da cidade, tombado como Patrimônio Histórico em 2002.
Durante a cerimônia, o Padre Júnior Lago, Chanceler da Cúria Metropolitana de Santa Maria, será empossado como Pároco da Catedral, consolidando seu compromisso com a evangelização e a revitalização das atividades pastorais da comunidade.
“É uma grande honra e responsabilidade assumir esta missão em um lugar tão importante para a fé e a história de Santa Maria”, afirma o Padre Júnior.A cerimônia religiosa inclui a bênção das velas e uma procissão litúrgica, simbolizando Cristo como luz que ilumina todas as nações.“Jesus é a luz que dissipa as trevas do medo, do pecado e da injustiça. Neste dia, celebramos sua presença e renovamos o chamado para sermos luz para os outros”, destaca o arcebispo Dom Leomar Brustolin.
A nova iluminação: valorização artística e eficiência
O projeto luminotécnico foi desenvolvido para evidenciar os traços artísticos e arquitetônicos da Catedral, que é um símbolo marcante da cidade. Construída em estilo eclético, com elementos barrocos e neoclássicos, a Catedral possui vitrais da Casa Genta, murais de Aldo Locatelli e belíssimas estátuas da escola parisiense. As novas lâmpadas de LED, além de realçarem a beleza do templo, são mais eficientes e econômicas.
Fé e cultura em harmonia
Após a posse do novo Pároco, ainda teremos um momento especial com a bênção das velas, onde os fiéis iluminarão a entrada da Catedral até o momento da inauguração da nova iluminação. A noite ainda terá a apresentação do cantor Ricardo Barros, com o show “Cantando com Maria”, unindo música e espiritualidade com cantos marianos.
“Queremos reforçar a conexão entre fé e cultura, proporcionando um momento de reflexão e celebração comunitária”, explica o Padre Júnior Lago.Convite à comunidade
A Arquidiocese de Santa Maria convida toda a população para participar desta celebração especial. “Queremos que todos percebam que a verdadeira luz é Cristo e que, iluminados por Ele, também nos tornamos luz para os outros”, conclui Dom Leomar.
Venha celebrar conosco este momento único de fé, história e cultura.
Fonte Assessoria Comunicação Arquidiocese Santa Maria
Comentários