Unidade de Laticínios – CCGL – Cruz Alta/RS (Divulgação)
Nesta terça, 21 de janeiro, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL) comemora 49 anos de história, consolidada como uma das maiores referências do cooperativismo no Brasil. Com mais de 171 mil produtores associados, a CCGL é um alicerce do desenvolvimento econômico e social no Rio Grande do Sul e além.
A CCGL tem como missão integrar as atividades do agronegócio, promovendo diferenciais competitivos com foco na sustentabilidade e na geração de renda para seus associados. Esse compromisso é visível nas diversas frentes de atuação da cooperativa, que aliam tecnologia de ponta, inovação e respeito às pessoas.
Pesquisa e tecnologia
Um dos pilares da CCGL é a Unidade de Pesquisa e Tecnologia, através da qual são desenvolvidas e difundidas práticas agrícolas e pecuárias que buscam a rentabilidade de forma sustentável. Com laboratórios modernos para análise de sementes e solos, a unidade oferece suporte direto aos produtores, promovendo um uso mais eficiente dos recursos naturais.
Por meio da Rede Técnica Cooperativa (RTC), que reúne pesquisadores, técnicos e produtores, a CCGL intensifica a busca por soluções que maximizem a produtividade, aliando custo-benefício em sistemas de produção sustentáveis. Esse esforço coletivo é potencializado pela SmartCoop, uma plataforma digital inovadora que conecta cooperativas e produtores, levando gestão e inteligência ao campo.
Indústria
Outro destaque é a capacidade industrial da CCGL, que abriga o maior parque de produção de leite em pó do país. Equipado com tecnologia de ponta e processos sustentáveis, o parque industrial garante a preservação do sabor e da qualidade nutricional dos produtos. Rigorosos testes de qualidade asseguram que os produtos finais atendam aos mais altos padrões antes de chegarem ao mercado, reforçando o compromisso da cooperativa com a excelência.
Logística
A CCGL também se destaca na logística. Suas unidades Termasa e Tergrasa, localizadas no Porto do Rio Grande, movimentam mais de 50% dos grãos agrícolas do Rio Grande do Sul destinados à exportação. A eficiência operacional desses terminais contribui diretamente para o crescimento do agronegócio gaúcho, agregando valor à produção dos associados, e atraindo compradores de todo o mundo.
Compromisso com as comunidades
Além de oferecer suporte técnico e econômico aos produtores, a CCGL fortalece os municípios onde atua. Por meio de um modelo inovador, os municípios conveniados recebem uma parte do ICMS adicionado gerado pela matéria-prima entregue à indústria, beneficiando diretamente o desenvolvimento regional.
Uma história construída por muitos
O modelo cooperativo da CCGL é um dos grandes diferenciais da instituição. Aqui, o produtor não é apenas um fornecedor, mas um dono que participa democraticamente das decisões e colhe os frutos do sucesso coletivo. Esse modelo é a base de uma jornada de quase cinco décadas, marcadas pela união, trabalho em conjunto e compromisso com o futuro.
Para o Presidente da CCGL, Sr. Caio Vianna, o aniversário marca o sucesso de um modelo consagrado no que há de mais atualizado em organização social e econômica das pessoas que é o compartilhamento onde todos os membros das cooperativas são beneficiados e dividem o resultado , além das comunidades onde as cooperativas atuam, que recebem os investimentos, geração de novos empregos, treinamento e qualificação de pessoas, além de levar informações importantes para que a propriedade rural seja mais eficiente, produtiva e rentável, atendendo os requisitos de preservar e melhorar os recursos naturais. “Em quase meio século de existência, a CCGL agregou muito aos seus associados, colaboradores, ao estado e ao país”, finalizou.
Ao celebrar 49 anos, a CCGL reafirma sua vocação em produzir alimentos de qualidade, promover sustentabilidade e gerar resultados para seus associados. É mais que uma cooperativa; é uma força que transforma vidas e impulsiona o desenvolvimento de toda uma região.
Fonte: Comunicação CCGL
Foto Divulgação CCGL
Comentários