Churrasco Solidário celebra os 253 anos de Porto Alegre


Marcelo Matusiak Churrasco Solidário

A cena era emocionante: famílias inteiras, trabalhadores e pessoas em situação de vulnerabilidade se reuniram para saborear um churrasco, comida símbolo do Rio Grande do Sul. O cheiro da carne assando se misturava à animação da plateia, embalada por apresentações musicais que trouxeram ritmos tradicionais gaúchos e sucessos da MPB.

A celebração, no coração de Porto Alegre, fez parte da programação dos 253 anos da cidade. O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) foi um dos apoiadores. Foram distribuídos 2 mil quilos de carne, além de 750 quilos de paella campeira, 5 mil pães e refrigerantes para até 5 mil pessoas. O evento foi uma promoção da Associação dos Amigos do Mercado Público com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e contou com a participação de 110 voluntários que assaram a carne em 30 churrasqueiras.

A secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso, destacou a importância da ação.

“Obrigado ao SETCERGS e a tantos outros parceiros que têm esse compromisso com a comunidade. Foi um ano difícil e aqui estamos ao lado desse templo que é o Mercado Público. Aqui, nesse local de tantos gaúchos, se mesclam todas as camadas populares. Hoje, os mais vulneráveis estão tendo o sabor do alimento que tantas vezes lhes falta”, afirmou.

Para o gestor do Mercado Público de Porto Alegre, Ronaldo Pinto Gomes, a emoção foi contagiante.

“É maravilhoso comemorar esses 253 anos de Porto Alegre dessa maneira. Foi um ano difícil, Porto Alegre se recuperou e o Mercado Público se recuperou. Quero agradecer ao presidente do SETCERGS, Delmar Albarello, que se sensibilizou com essa grande festa. São pessoas vulneráveis, que mais precisam, e que hoje estão aqui desfrutando desse churrasco, com sorriso no rosto e esperança no coração”, disse.

Além da refeição os presentes acompanharam diversas atrações culturais. Entre elas o Grupo Cardeal Missioneiro, a dupla Tom Amorim e Diego Dias, da Vera Loca e “The Beatles No Acordeon”, além do humorista Guri de Uruguaiana, entre outros.

Sobre o SETCERGS
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS foi fundado em agosto de 1959 e é o órgão de representação sindical patronal do transporte rodoviário de cargas com base territorial na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte fotos e  Redação: Marcelo Matusiak