Em partida da 38ª e última rodada do Brasileirão de 2024, o Clube do Povo foi superado pelo Fortaleza, neste domingo (08/12), por 3 a 0. O resultado deixa o Internacional na quinta colocação do país, com 65 pontos conquistados na temporada nacional. O Colorado está, também, matematicamente classificado para a fase de grupos da CONMEBOL Libertadores de 2025 e garantido na Terceira Fase da Copa do Brasil do ano que vem.
Rival aproveita erros da defesa colorada
O Inter começou em ritmo elevado a partida no Castelão. Já no primeiro minuto, Prado recebeu bom passe de Bernabei, fintou dois marcadores pela esquerda e cruzou na medida para Bruno Henrique finalizar de primeira. Com perigo, a bola assoviou o poste. Agressivo, o Colorado também assustou aos cinco: após corte parcial da zaga, Bruno Gomes serviu Bernabei, que bateu de canhota e mandou pela linha de fundo.
Na contramão do que o roteiro da partida sugeria, entretanto, quem abriu o placar foi o Fortaleza. Após pressionar Rochet, Moisés ficou com o gol aberto para marcar o primeiro. Minutos mais tarde, o mesmo atacante ganhou dividida de Clayton e invadiu a área antes de anotar o segundo. Em considerável desvantagem, o Inter criaria duas oportunidades para descontar antes do intervalo.
Aos 33 minutos, a dupla Prado e Bernabei voltou a funcionar, com o meio-campista esticando jogo para o lateral. Nas cercanias da grande área, o argentino cruzou rasteiro. Buscava Borré, mas João Ricardo antecipou e fez a defesa. Já nos acréscimos, Valencia tabelou com Gustavo e recebeu em boas condições dentro da área, mas Brítez, no último instante, conseguiu bloquear o arremate do equatoriano.
Mudanças para tentar a reação
O Inter retornou com mudança para a etapa final. Gabriel Carvalho entrou na vaga de Valencia, redesenhando o Colorado com um trio de meio-campistas nas costas de Borré. Aos seis, Bruno Tabata acelerou pela direita, cortou para dentro e arriscou de canhota. Por detalhe, a bola morreu na linha de fundo. No minuto seguinte, Tinga, de cabeça, fez o terceiro dos locais.
Dando sequência ao movimentado reinício de partida, Bernabei deixou Tabata em excelentes condições, e o meio-campista definiu na rede, mas pelo lado de fora. Em busca de pelo menos um gol, Roger trocou mais três vezes. Luis Otavio, Fernando e Lucca substituíram Bruno Henrique, Rômulo e Gustavo Prado.
Logo na sequência, aos 17, Borré recebeu ótima assistência de Gabriel Carvalho e soltou a bomba de canhota para superar João Ricardo e balançar as redes adversárias. O gol, porém, foi anulado por impedimento do atacante colombiano. Na reta final de confronto, Ricardo Mathias ainda entraria no lugar de Bruno Tabata, mas a pressão colorada, embora intensa, não surtiria efeito no placar.
Primeiro tempo
1min – TIROU TINTA! Pela esquerda, o Inter chega com Gustavo Prado. Lançado por Bernabei, o meio-campista finta dois marcadores e cruza para Bruno Henrique, que desvia de primeiro. Quase o gol!
5min – PRESSÃO COLORADA! Bruno Gomes aproveita corte ruim da zaga e serve Bernabei. De primeira, ele finaliza de canhota e leva perigo.
6min – Moisés abre o placar para o Fortaleza.
11min – Gustavo Prado recebe de Rômulo e arrisca pelo corredor esquerdo de ataque. Forte, ela sai por cima.
19min – Gol de Moisés: Fortaleza 2 a 0.
23min – Bernabei recebe de Bruno Tabata e finaliza de perna canhota. Com desvio na marcação, ela sai em escanteio!
25min – Depois de corte da zaga colorada, Pocchetino finaliza da quina direita da grande área e a bola sai com perigo, mas para fora.
33min – Boa chegada! Prado ganha a dividida contra Tinga e lança Bernabei, que tenta o cruzamento rasteiro para Borré. Antes dele, João Ricardo defende.
45min – Mais três minutos de acréscimo. Vamos a 48!
46min – Valencia divide, recupera a posse na intermediária de ataque e tabela com Gustavo Prado. Dentro da área, o equatoriano recebe a devolução e tenta o chute, mas é travado por Brítez.
48min – Após atendimento a Marinho, árbitro acrescenta mais um. Jogo vai a 49.
49min – Intervalo no Castelão.
Segundo tempo
0min – Inter volta com mudança: Gabriel Carvalho na vaga de Valencia.
6min – Tabata recebe na intermediária, ganha ângulo para a canhota e finaliza. Tiro de meta para João Ricardo!
7min – Tinga amplia para os donos da casa.
9min – UH! Bernabei recebe bom passe de Gustavo Prado e cruza rasteiro. Na segunda trave, dentro da pequena área, Tabata finaliza com perigo, mas manda na rede pelo lado de fora.
11min – Prado conduz o Inter para o campo de ataque e finaliza com bloqueio. No rebote, Bernabei cruza buscando Borré, que tenta o desvio de carrinho, mas não alcança.
15min – Três trocas no Inter. Entram Luis Otavio, Fernando e Lucca nos lugares de Bruno Henrique, Rômulo e Gustavo Prado.
16min – Lucca carrega pelo corredor esquerdo, chega próximo à grande área e bate rasteiro. João Ricardo defende.
17min – GOL ANULADO! Jogadaça de Gabriel Carvalho, que faz fila e serve Borré. Colombiano invade a área e solta a bomba de perna canhota. Lindo gol, mas invalidado por impedimento do atacante.
22min – Cartão amarelado para Bernabei. Falta tática cometida em cima de Marinho.
26min – Breno Lopes e Zé Welison são os primeiros nomes chamados por Vojvoda. Dupla substitui Moisés e Hércules.
27min – Ricardo Mathias em campo! Tabata sai para a entrada do atacante.
29min – Pochettino invade a área do Inter pela direita e cruza bola perigosa para Lucero. Debaixo das traves, Clayton afasta.
30min – Tinga atropela Gabriel Carvalho e recebe o primeiro amarelo do time da casa.
31min – Martínez e Felipe Jonatan por Pochettino e Mancuso: substituições nos mandantes.
34min – Felipe Jonatan recebe inversão de Zé Welison e bate forte com a canhota. Rochet encaixa.
41min – Kervin encerra as trocas no jogo. Sai Matheus Rossetto no Fortaleza.
45min – Jogo encerrado.
Ficha técnica:
Fortaleza (3): João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Mancuso (Felipe Jonatan); Matheus Rossetto (Kervin), Hércules (Zé Welison) e Pochettino (Martínez); Marinho, Lucero e Moisés (Breno Lopes). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Internacional (0): Rochet; Bruno Gomes, Clayton, Vitão e Bernabei; Rômulo (Fernando), Bruno Henrique (Luis Otavio), Bruno Tabata (Ricardo Mathias) e Gustavo Prado (Lucca); Borré e Enner Valencia (Gabriel Carvalho). Técnico: Roger Machado.
Gols: Moisés, aos 6’/1ºT e 19’/1ºT, e Tinga, aos 7’/2ºT (F).
Cartões amarelos: Tinga (F). Bernabei (I).
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA) e Schumacher Marques Gomes. Quarto Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa. VAR: Philip Georg Benett.
Estádio: Arena Castelão-CE.
Fonte SC Internacional Foto: Ricardo Duarte
Comentários