O Tricolor entrou em campo na tarde deste sábado com a Arena lotada de torcedores que atenderam o chamado gremista buscando a recuperação no Campeonato Brasileiro. Após 175 dias, o estádio gremista voltou a receber torcedores em sua capacidade máxima desde as enchentes de maio.
E a força da torcida Tricolor levou o Grêmio a mais uma vitória no Campeonato Brasileiro. Com muita entrega e no embalo dos gremistas, o Tricolor venceu o Atlético-GO por 3 a 1, com gols marcados por Soteldo, Pepê e Villasanti.
Confira tudo o que rolou na partida desta tarde:
Primeiro tempo
O Grêmio começou em cima do Dragão, em jogadas pelo lado esquerdo utilizando a velocidade do atacante Soteldo. Por outro lado, o Atlético-GO tentava responder buscando contra-ataques em velocidade, porém, sem efetividade.
Aos 10’, o Grêmio teve uma grande chance após cruzamento rasteiro do lateral Reinaldo, da esquerda. O passe tinha endereço para o zagueiro Jemerson, que se encontrava dentro da pequena área, mas o defensor do Dragão meteu o pé na bola jogando para escanteio. Quase que o Grêmio abre o placar logo cedo na partida!
A partida se desenvolveu de intermediária à intermediária até os 25’, quando o zagueiro Rodrigo Ely retrocedeu um passe para o goleiro Marchesin, que repôs de forma equivocada nos pés do atacante adversário. A bola ficou com o meia Gabriel Baralhas, que sofreu carga do zagueiro Jemerson. A árbitra da partida, Edina Alves, assinalou pênalti para o Atlético-GO. Na cobrança, o atacante Derek cobrou no canto direito do goleiro Marchesin, que fez a defesa. No rebote, o atacante do Atlético-GO chegou junto ao volante Villasanti, que acabou tocando por último na bola antes de cruzar a linha do gol.
Aos 34’, o Grêmio teve uma boa chance de marcar o gol de empate na Arena. Em cobrança de falta do lateral Reinaldo, a bola cruzou toda a extensão da meta do goleiro do Atlético-GO e saiu à direita do gol, levantando a torcida na Arena.
Logo depois, aos 37’, o chileno Alexander Aravena desarmou o atleta do Atlético-GO sem falta e avançou em velocidade contra a meta do goleiro Ronaldo. O atacante gremista finalizou de perna direita, mas a bola saiu rasteira, à direita do goleiro do Dragão. Levou perigo!
O Grêmio estava crescendo na partida, querendo o gol de empate. Em jogada individual do dinamarquês Martin Braithwaite, o cruzamento saiu da direita para a esquerda rasteiro, em meio aos defensores do time adversário. O corte da zaga do Atlético foi errado e caiu no pé de Soteldo, que limpou a marcação e, de perna direita, acertou um belo chute, no ângulo do goleiro Ronaldo, que nada pôde fazer. Golaço do venezuelano! Golaço do Grêmio! Pra voltar pro jogo! Empate na Arena!
A árbitra Edina Alves deu seis minutos de acréscimos no primeiro tempo. No último minuto da partida, o atacante Aravena cruzou na medida para o cabeceio do volante Pepê, que não conseguiu superar o goleiro Ronaldo, que fez a defesa para encerrar o primeiro tempo.
Segundo tempo
Ambos treinadores não promoveram mudanças nas equipes para a segunda etapa.
O primeiro momento perigoso da etapa complementar foi do Grêmio. Após toque no meio da área, o volante Villasanti chegou chutando a bola junto com o zagueiro do Atlético. A bola subiu e chegou em Soteldo, no lado esquerdo do ataque, contudo, o venezuelano não conseguiu fazer o domínio e dar prosseguimento na jogada.
Aos oito minutos, Soteldo apostou em uma jogada individual na esquerda. O cruzamento saiu na medida para Braithwaite, que cabeceou no canto esquerdo do goleiro Ronaldo, que fez boa defesa para salvar o Atlético-GO. Contudo, a árbitra Edina Alves marcou falta do dinamarquês no zagueiro do Dragão.
Aos 13’, o atacante Derek investiu contra a marcação gremista pelo lado direito de ataque e finalizou de perna canhota. O goleiro Marchesin só acompanhou a bola sair pela linha de fundo.
A virada gremista saiu na sequência, dos pés do volante Pepê! O gremista acertou um chute espetacular no ângulo esquerdo do goleiro Ronaldo após receber passe na medida de Aravena. Um belo gol do Grêmio, finalização de rara felicidade do volante gremista. Mais um golaço na Arena para coroar a reabertura de 100% do estádio após 175 dias da enchente de maio. Virada gremista na Arena! Pepê!
Aos 19’, o Atlético-GO veio pra cima e o atacante Alejo Cruz finalizou cruzado contra a meta gremista, mas o goleiro Marchesin espalmou para o lado e o time goiano não conseguiu empatar a partida. No escanteio, o atacante Alejo Cruz recebeu a bola e finalizou forte, mas o goleiro gremista estava bem posicionado pra fazer a defesa.
Aos 23’, o técnico Renato Portaluppi colocou os meias Cristaldo e Edenilson nos lugares de Monsalve e Aravena. Logo após, o Atlético-GO perdeu a chance de empatar o jogo com o atacante Luiz Fernando, que finalizou de perna direita. A bola passou raspando a trave direita do goleiro argentino.
O Grêmio tentava furar o bloqueio defensivo do time goiano com trocas de passes, mas sem conseguir as finalizações necessárias para ampliar o placar. Aos 30’, em finalização de Luiz Fernando, a bola explodiu no rosto do zagueiro Rodrigo Ely, que desabou no gramado com o nariz sangrando. Ely já havia recebido atendimento médico por pancada no nariz minutos antes. Após atendimento médico, o zagueiro retornou normalmente ao jogo.
Aos 33’, o atacante Luiz Fernando arriscou um cabeceio, mas a bola passou longe do gol defendido por Marchesin. Foi a última participação do atacante na partida, que foi substituído por Janderson.
Quatro minutos depois, o Grêmio chegou ao terceiro gol na Arena! Em troca rápida de passes, Villasanti achou Braithwaite, que abriu o jogo na esquerda para Reinaldo. O lateral apareceu bem dentro da área e fez o cruzamento rasteiro no segundo pau para a chegada do paraguaio Villasanti concluir com o gol aberto para o fundo das redes! É o terceiro do Grêmio! Villasanti neles!
Após o gol, o técnico Renato Portaluppi promoveu a entrada de Ronald e Arezo nos lugares de Pepê e Braithwaite.
Aos 42’, o atacante Soteldo teve mais uma chance para ampliar o marcador. O atleta gremista finalizou de chapa de pé, rasteiro, a bola desviou no marcador e quase enganou o goleiro Ronaldo. Na sequência, o técnico Renato tirou Soteldo e colocou Cristian Pavon em campo.
Aos 48’, o meia Franco Cristaldo deu um grande passe para Matías Arezo, que não conseguiu chegar antes do goleiro Ronaldo para finalizar.
Aos 50 minutos, a árbitra Edina Alves encerrou o jogo na Arena. Vitória importante do Grêmio em seus domínios! Mais três pontos na tabela!
Com o resultado, o Grêmio assume momentaneamente a 11ª colocação do campeonato, com 38 pontos. O próximo adversário gremista será o Fluminense, no Rio de Janeiro, na próxima semana.
Fonte Grêmio FBPA Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Comentários