O Conselho Superior do IFFar (Consup) realizou sua 1ª Reunião Ordinária de 2025 na manhã desta quinta-feira (24). A pauta incluiu a posse de novos conselheiros, a criação de um novo curso no Campus São Borja e a aprovação das diretrizes para a oferta de programas de pós-graduação stricto sensu no IFFar..
A 1ª Reunião Ordinária do Consup foi realizada de forma remota a partir das 9h do dia 24 de abril. O encontro teve transmissão ao vivo da WebTV do IFFar. Acesse nestes links a pauta completa e a gravação da reunião.
O Conselho Superior é o órgão máximo do IFFar, tendo caráter consultivo e deliberativo. Ele é formado pela reitora; ex-reitores(as); diretores(as)-gerais de campi; e representantes do Ministério da Educação, da Sociedade Civil Organizada e dos segmentos Docente, Técnico-Administrativo em Educação (TAE) e Discente de cada campus.
Os(as) diretores(as)-gerais dos campi do IFFar eleitos em 2025 tomaram posse ou foram reconduzidos aos seus mandatos junto ao Consup durante a reunião desta quinta-feira (24).
A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, aproveitou a ocasião para mais uma vez destacar a presença feminina na direção da instituição. Dos 11 campi do IFFar, sete são dirigidos por mulheres. De acordo com a reitora, o IFFar é a instituição da Rede Federal que mais tem diretoras-gerais eleitas.
Representantes da Sociedade Civil organizada e dos segmentos TAE, Docente e Discente também foram empossados durante a última reunião do Consup. Confira a lista dos novos conselheiros:
Diretores Gerais
-
Analice Marchezan – Campus Santa Rosa (reconduzida)
-
Anderson Fetter – (diretor-geral substituto) Campus Frederico Westphalen
-
Jhonathan Silveira – Campus Uruguaiana (reconduzido)
-
Maíra Frigo Flores – Campus São Borja
-
Marcelo Bataglin – Campus Panambi
-
Marcia Fink – Campus Santo Augusto (reconduzida)
-
Mariéli Krampe Machado – Campus Santo Ângelo
-
Paulo Roberto Deon – Campus São Vicente do Sul
-
Ricardo Antonio Rodrigues – Campus Jaguari (reconduzido)
-
Silva Regina Montagner – Campus Júlio de Castilhos
Representantes TAE
-
Ângela Regina Almeida – Campus São Borja
-
Pablo Brauner Viegas – Campus Uruguaiana
-
Janaina Raquel Cogo – Campus Santa Rosa
Representantes Docentes
-
Mariane Frigo Denardin – Campus Júlio de Castilhos;
-
Fabio Dias da Silva – Campus Uruguaiana
Representantes Discentes
-
Daniela Antonia Lowe – Campus Frederico Westphalen
-
Gabriel Macht Rosa – Campus Santo Ângelo
-
Julia Soares – Campus Jaguari
-
Letícia Pires Correa – Campus São Borja
-
Giovana Castro Dal Ostro – Campus Uruguaiana
Representantes da Sociedade Civil Organizada
-
Guilherme Santos Perlin – Campus Uruguaiana
Com a posse dos novos membros, também foram recompostas as Câmaras Especializadas do Consup. As Câmaras são formadas por conselheiros e são responsáveis pela análise das matérias pertinentes a suas áreas. O IFFar tem Câmaras Especializadas de Ensino (CEE); de Administração, Orçamento e Finanças (Cadin); e de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Ceeppi).
Campus São Borja vai oferecer novo curso à distância
O Conselho Superior do IFFar aprovou o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e autorizou o funcionamento do Técnico Subsequente em Guia de Turismo, a ser oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelo Campus São Borja, a partir do próximo ano.
A reitora do IFFar destacou que prefeitos de oito municípios da região entraram em contato com a instituição ao saber da possibilidade da oferta da nova formação. Para a professora Nídia Heringer, o interesse das prefeituras reflete a relevância do curso.
“Eles visualizam nesta oferta uma potencialidade vinculada a projetos que estão na pauta dos municípios e que envolvem o turismo regional”, afirmou a reitora.
Confira outras pautas da reunião:
-
Renovação com a Facto: o Conselho Superior aprovou o Relatório de Gestão e renovou a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) como fundação de apoio ao IFFar;
-
Paint 2025: o Consup também aprovou o Plano de Auditoria Interna 2025 do IFFar (Paint 2025). O Paint é um documento encaminhado anualmente para a Controladoria Geral da União (CGU) descrevendo o trabalho que será realizado pela equipe de Auditoria da instituição. O documento é construído com base no diálogo com a comunidade acadêmica e também levou em conta uma pesquisa realizada junto à alta administração do IFFar;
-
Redução na oferta em curso de Panambi: o Campus Panambi vai diminuir o número de vagas ofertadas no curso de Bacharelado em Agronomia a partir do próximo Processo Seletivo. De 40, o número de vagas foi reduzido para 35. Além disso, o Consup também aprovou ajustes curriculares no PPC do curso de Bacharelado em Administração do Campus Frederico Westphalen;
-
Pós-Graduação Stricto Sensu no IFFar: o Consup aprovou o regulamento para criação e oferta de programas de pós-graduação stricto sensu do IFFar. De acordo com a reitora, a elaboração do documento antecipa possibilidades futuras de criação de cursos de mestrado na instituição.
Fonte por Secretaria de Comunicação IFFar
Comentários