
A Cotrijuc, atenta às oportunidades de gerar valor no campo com sustentabilidade, vai possibilitar que os seus cooperados tenham mais uma fonte de renda na propriedade, através da medição de carbono. O projeto, em parceria com a empresa Netword Agro, foi apresentado na noite de terça-feira, dia 06 de maio, em um evento que reuniu produtores na Afuntrijuc, em Júlio de Castilhos.
Na abertura, o presidente, Caio Vianna, contextualizou sobre a iniciativa, que começou ainda em 2024, a partir do contato com a cooperativa Copagril, do Paraná, que já vinha executando o projeto com seu quadro social, com resultados positivos. A partir daí, uma comitiva da Cotrijuc foi conhecer a sede da Netword Agro e a proposta de parceria foi aprovada pelo Conselho de Administração.
O gestor comercial da Netword Agro, Guilherme Neves, falou na sequência, apresentando a empresa e explicando sobre o projeto. Ele explicou sobre o mercado de carbono, como é feita a medição na propriedade e, posteriormente, a comercialização dos créditos pela cooperativa. A programação ainda contou com a participação da engenheira florestal Fernanda Giesel, que abordou sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), obrigatório para aderir ao projeto.
O coordenador comercial de insumos, Donald Paul, apresentou uma simulação de medição de carbono, em uma área de 500 hectares, considerando a garantia de dois créditos por hectare em contrato. Conforme ele, o custo da medição é de R$ 90 por hectare e o retorno mínimo, para dois créditos, ao valor atual de 20 dólares por crédito, seria de R$ 138 por hectare ou 1,17 sacas de soja, por ciclo. Porém, a média de créditos por hectare é maior, de 3 a 6, ou seja, a rentabilidade pode ser ainda melhor. “Em áreas cultiváveis, é possível medir duas vezes ao ano, uma na safra de inverno, outra no verão. Já em áreas de pastagem, a medição é anual”, completa.
Os produtores interessados em aderir ao Projeto de Carbono podem entrar em contato com a cooperativa pelo telefone 0800 015 9300 ou diretamente com o colaborador Cássio Maidana, no setor de insumos da Cotrijuc.


Caio com o gerente da Netword Agro, Guilherme.
Texto e fotos: Comunicação & Marketing Cotrijuc
|
Comentários