A diversificação de culturas é importante para a rentabilidade da propriedade e, uma alternativa que vem despontando na região é a canola. Na noite desta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, a Cotrijuc promoveu um encontro para explorar as possibilidades do grão como uma opção para a próxima safra de inverno. A atividade aconteceu na Afuntrijuc, em Júlio de Castilhos.
A programação contou com palestra do pesquisador da CCGL e Rede Técnica Cooperativa (RTC), Tiago Hörbe, que apresentou estudos realizados sobre o cultivo da canola, comparativos com o trigo, nos últimos anos, nas áreas de pesquisa e lavouras comerciais. Ele detalhou sobre manejos realizados, janelas de plantio e produtividade obtidas, dando um panorama sobre a cultura aos produtores.
Na sequência, o gerente da Celena Alimentos, Vantuir Scarantti, falou sobre a parceria da empresa com a Cotrijuc no recebimento da canola, que deve ser ampliada de 39 mil sacas em 2024, para 200 mil sacas este ano. O coordenador comercial de insumos, Donald Paul, complementou, apresentando o plano de negócio da cooperativa, com fornecimento de sementes, fertilizantes e defensivos para todo o ciclo da cultura. Ao final, o agente de seguros da Cotrijuc, Roberto Pereira, trouxe as opções de proteção para as lavouras, válidas para a safra de inverno.
Fonte Divulgação: Assessoria de Comunicação Cotrijuc
Texto e fotos: Dara Hamann
Comentários