A cidade de Júlio de Castilhos recebe, nos dias 16 e 17 de julho, as gravações do curta-metragem “Iconografia Castilhense a Partir da Nossa Gauchidade”. Idealizado pela proponente, designer e pesquisadora, Maria da Graça Lisbôa, este projeto cultural se dá através da Lei Paulo Gustavo e busca decodificar a iconografia castilhense através da nossa gauchidade, explorando lugares, costumes e símbolos significativos para a história e identidade do município.
O curta-metragem contará com a participação de personalidades e artistas locais, retratando pontos emblemáticos da cidade e valorizando a cultura material e imaterial de Júlio de Castilhos. A produção, que será dirigida por Maria da Graça Lisbôa, também destacará a presença feminina no campo, reforçando a importância das mulheres na história e na cultura local.
Projeto Iconografia Castilhense a Partir da Nossa Gauchidade
Idealizado pela designer e pesquisadora Maria da Graça Lisboa e realizado através da Lei Paulo Gustavo, o projeto: Iconografia Castilhense a Partir da Nossa Gauchidade; busca identificar e decodificar a iconografia castilhense a partir da cultura local e suas representações, explorando lugares, costumes e símbolos significativos para a história e identidade de Júlio de Castilhos.
O projeto contará com artistas e personalidades locais. Com destaque para o protagonismo feminino, o projeto é idealizado e será dirigido por uma mulher e incluirá pesquisas com nossa população sobre a memória cultural. A iniciativa visa compartilhar valores sociais e culturais através de diferentes meios de comunicação, e trabalhos com referencial identitário apoiada pela cultura material e imaterial do território.
A cultura, compreendendo todas as realizações humanas, é inserida em um espaço geográfico e pode ser tangível e intangível. Fenômenos culturais transmitem valores e constroem identidades, tornando-se referenciais identitários e memórias coletivas. A Cultura Popular é vital para a expressão e interação social, sendo um saber distinto do científico, mas igualmente importante.
A Iconografia Local estuda uma região em suas dimensões culturais, econômicas e históricas, utilizando imagens para inspirar o desenvolvimento de produtos. O projeto busca partilhar os valores locais para além das suas fronteiras, mediando entre o mundo contemporâneo e as dinâmicas sociais regionais. A produção audiovisual resultante será disponibilizada para inspirar novos trabalhos a economia criativa, os artesãos, os artistas, os designers, os arquitetos, os professores e diferentes projetos que se queira identificar realçando os valores locais.
Comentários