Dia do Gaúcho: Rio Grande do Sul homenageia a Revolução Farroupilha


20 de setembro, conhecido como o Dia do Gaúcho, é feriado no Estado do Rio Grande do Sul. A data recorda o dia em que teve início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, que teve em 1835. Para o Brasil, marca a revolta civil mais longa da sua história, que durou cerca de 10 anos e teve como cenário o Rio Grande do Sul. Assim, o Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha. A data ganhou maior destaque e comemoração a partir do momento em que foi decretado feriado no Rio Grande do Sul em 18 de setembro de 1995.

O Rio Grande do Sul vive este mês de setembro os festejos da Semana Farroupilha, data que marca homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha, ocorrida entre 1835 e 1845, contra a coroa portuguesa. Os atos comemorativos culminam no dia 20 de setembro, também conhecido como Dia do Gaúcho.

Ao longo do mês, gaúchos e gaúchas dos municípios do Rio Grande do Sul aproveitam para celebrar as tradições da cultura, vestindo a indumentária típica, tomando chimarrão e assando o tradicional churrasco campeiro, tudo ao som da música regional.

Em Porto Alegre, capital gaúcha, os festejos se concentram no Acampamento Farroupilha, onde os piquetes, construções em madeira como galpões, são erguidos num parque da cidade, lembrando a vivências e a rotina do campo.

Neste dia 20 de setembro, quando se encerra a Semana Farroupilha, as cidades gaúchas tem a tradição de lembrar o Dia do Gaúcho, com a realização de desfiles pelas ruas da cidade com o tradicional indumentária, na qual destacam as bombachas e os vestidos de prenda.

A Semana Farroupilha é motivo de orgulho para a memória de muitos gaúchos. Ela ressalta o sentimento de pertencimento à ‘República Rio-Grandense’ e faz vibrar no peito a tradição e os costumes desse povo tão característico no sul do Brasil

. Este ano, a parada celebrará o centenário de Jayme Caetano Braun, tema dos Festejos Farroupilhas 2024, e contará com o retorno das alegorias temáticas, que não integravam o desfile desde 2013, e com referências às ações solidárias realizadas durante a enchente de maio.

A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 13 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha.

O Dia do Gaúcho é um feriado estadual comemorado no dia 20 de setembro. A data marca o início da Revolução Farroupilha, um dos episódios históricos mais marcantes para a comunidade gaúcha.

Por meio da lei de número 4.850 de 11/12/1964, promulgada pela Assembleia Estadual do Rio Grande do Sul, oficializou-se a Ronda Gaúcha, que passou a ser chamada de Semana Farroupilha. Por isso, em 1996, o dia 20 de setembro, foi oficializado como Dia do Gaúcho.

Durante a semana farroupilha os gaúchos montam acampamentos e comemoram, tomando chimarrão e celebrando com desfiles, shows, as gaúchas usam vestidos rodados e os homens bombacha, lenço, guaiaca e chapéu. Embora muitos gaúchos andem pilchados o ano inteiro.

Feriados são dias comemorativos que celebram fatos significativos e históricos ou que demarcam a passagem do tempo. Essas datas são determinadas pelos governos e marcadas pela paralisação das atividades de trabalho, aulas ou comerciais. Os feriados são comemorados por motivos religiosos, étnicos, trabalhistas ou culturais e são datas ideais para planejar viagens ou fazer reservas de passagens.

 

Fonte: Por Paula Coutinho – Repórter da Rádio Cultura – Porto Alegre (RS)

Agência Brasil