Dia do Zootecnista destaca importância do manejo animal na extensão rural


Nesta terça-feira (13/05) é celebrado o Dia do Zootecnista, profissional responsável por melhorar a produção e a qualidade dos produtos e serviços provenientes de animais, promovendo a segurança alimentar e a sustentabilidade da produção. O dia 13 de maio marca a aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia instalado no Brasil, em 1966, na cidade de Uruguaiana (RS).
  No setor agropecuário, o zootecnista desempenha um papel crucial no aprimoramento da produção e na garantia da qualidade de produtos e serviços relacionados a animais. Seu trabalho auxilia na preservação da segurança alimentar, no fomento à sustentabilidade na produção e na defesa do bem-estar tanto da sociedade quanto dos próprios animais.
  A Emater/RS-Ascar desenvolve ações de Assistência Técnica Rural Social (Aters) visando a eficiência produtiva dos sistemas de criação animal, como também a questão do bem-estar desses animais, além da segurança alimentar do que é produzido e entregue à comercialização. “Atualmente, boa parte da produção animal vem das pequenas propriedades de agricultura familiar e cada uma exige uma estratégia diferenciada para que se alcance o melhor resultado”, destaca a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar em São Pedro do Sul, zootecnista Laila Simon.

Fonte Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Maria Suely Carvalho