Obras “Isso é Brasil”, de danças populares, e “Amordor”, de dança contemporânea serão apresentados gratuitamente no dia 29 de abril no Centro de Convenções da UFSM
O Dia Internacional da Dança, comemorado no próximo dia 29 de abril, será celebrado com a mostra UFSM em Dança, promovida pelos cursos de Dança (Licenciatura e Bacharelado), a partir das 19h no Centro de Convenções. Na ocasião serão apresentadas as obras “Isso é Brasil”, do Programa de Extensão Mojubá: Danças Populares Brasileiras, e Amordor, do Grupo de Pesquisa/Laboratório Kháos. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados no plataforma Sympla, para cada obra.
Na abertura do UFSM em Dança, às 19h, haverá performances no hall do Centro de Convenções. Ás 19h30 está programado o espetáculo Isso é Brasil e às 20h30, Amordor.
Isso é Brasil tem como foco disseminar as manifestações de cultura popular brasileira e fomentar a partir dos brincantes possibilidades a salvaguarda do mesmo. A proposta se desenvolve a partir das matrizes indígenas e matrizes afro-brasileiras na perspectiva parafolclórica de projeção, salvaguardando seus saberes em seus territórios e pret(ago)nizamos suas presenças na cena. O espetáculo apresenta xaxado, frevo, danças dos orixas – yemanja e oxossi e finaliza com maracatu rural. Um cortejo de emoções com encantaria, colorismo e beleza da diversidade popular. O espetáculo tem classificação livre e direção do professor Jessé da Cruz, da Licenciautra.
Amodor, de inspiração metafísica, performativa e coreográfica, agrupa cotidiano, fé, devoção e sátira aos estados e construções sociais/culturais sobre sentimentos em declínio. investiga a inseparabilidade Amor-Dor, em situações intimistas e espalhafatosas. Nos perguntamos: Em tempos de pós-verdades, relações “cult” onde o desapego e a frieza dão a tônica, o que -ainda- cabe ao amor? Inseparáveis, amor e dor se enredam numa brasileirice rasgada de afeto. O espetáculo de 45 minutos de duração apresenta dramaturgias e pequenas narrativas situacionais sobre relacionamentos afetivos, para assim tocar suas nuances. A obra é destinada a pessoas maiores de 16 anos, e tem direção do professor Daniel Aires, do Bacharelado.
O QUE: UFSM EM DANÇA
QUANDO: 29 DE ABRIL DE 2025
ONDE: CENTRO DE CONVENÇÕES DA UFSM
A PARTIR DAS 19H
HORÁRIOS:
19H30 – ISSO É BRASIL – CLASSIFICAÇÃO LIVRE
Ingresso disponível em: https://www.sympla.com.br/evento/ufsm-em-danCa—-isso-E-brasil/2904919
Fonte UFSM
Comentários