Eclipse parcial da Lua aconteceu na noite da terça (17/09)


Na noite da ultima terça (17), espectadores de todo o país puderam observar um eclipse parcial da Lua. O fenômeno teve início a partir das 21h41, com a fase penumbral. O início do eclipse parcial ocorreu às 23h12 e o ápice do fenômeno será às 23h44.

Nesta noite, não houve nuvens na frente da Lua, e foi possível observar o eclipse simplesmente olhando para o céu. No horário em que é esperado o início do fenômeno visto a olho nu (23h12), a Lua esteve bem alta no céu para todo o Brasil, o que facilitou ainda mais a observação.

De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento, não é preciso nenhum equipamento especial para observar o eclipse. “Os observadores podem olhar diretamente para a Lua, sem preocupações, pois, ao contrário de um eclipse solar, não há riscos para os nossos olhos”.

É interessante notar que eclipses da Lua e eclipses do Sol acontecem em sequência. Dessa forma, o próximo eclipse do Sol ocorrerá no dia 2 de outubro.

Segundo a astrônoma, o Brasil inteiro pode acompanhar o evento completo. Mas, este foi um eclipse parcial com pequeníssima parte da Lua penetrando na umbra. No máximo do eclipse parcial somente 3,5% da área total da Lua estará escura.

Confira o cronograma do eclipse lunar (pelo horário de Brasília):

17/09: Início do eclipse penumbral às 21h41;

17/09: Início do eclipse parcial às 23h12;

17/09: Eclipse parcial atinge o ápice às 23h44;

18/09: Fim do eclipse parcial à 0h15;

18/09: Fim do eclipse penumbral à 1h47.

Imagens (Lua) Eclipse parcial da Lua, registrada em Júlio de Castilhos, na região central do Rio Grande do Sul

Fonte Por Agência Brasil – Brasília

Edição Alcir61