Em quatro dias de evento, mais de 80 mil pessoas circularam pelo Festival de Balonismo de Santa Maria


“O espetáculo do projeto do Festival de Balonismo é muito mais do que voar. Quem teve a oportunidade de voar, do alto pode se ver uma alegria muito grande e a receptividade das pessoas em solo. O evento coloriu o céu, mas o contentamento foi em terra, e a grande virtude é a alegria que contagia”, avalia o secretário de Turismo, Ewerton Falk. O Festival de Balonismo de Santa Maria encerrou na noite deste domingo (13), e conforme dados da Guarda Municipal, nos quatro dias de evento mais de 80 mil pessoas circularam pela área verde do Residencial Lopes, na Rua dos Angicos, no Bairro Pinheiro Machado.

Desde quinta-feira (10), o céu do Município esteve mais alegre e colorido com a movimentação dos balões. Foram realizados diversos voos, com decolagens pela manhã e pela tarde, proporcionando uma experiência visual na maioria dos bairros de Santa Maria. Somado ao espetáculo no céu, nas noites de sexta (11) e no sábado (12), uma das principais atrações foi o Night Glow, que envolveu e encantou toda a população na experiência do festival, além dos tradicionais balões iluminados, e em formatos especiais, como o Balão Babycar e o Balão Palhaço.

O festival também proporcionou entretenimento ao público que esteve no local do evento. Houve uma constante movimentação no parque de diversões com vários brinquedos, incluindo barco viking, twister, tiro ao alvo, auto-choque, e muitos outros. O evento contou ainda com feiras de produtos artesanais e distribuição de erva-mate e água quente, e praça de alimentação. No espaço, ocorreram shows ao vivo, no sábado (12), as apresentações musicais foram Tchê Folia, Matheus Dorber e Banda Só Guri. Já neste domingo, o agito ficou por conta de Marcelo Camargo, da Banda Onda Sul e do DJ Alessandro Maciel.

“Foi uma experiência incrível podermos realizar o festival. Estive no balão na quinta, e me emocionei em apreciar do alto a grandiosidade que é a nossa cidade. Isso em extensão territorial e no carinho das pessoas que assistiam o espetáculo nas ruas, nas casas, e em todos os lugares. Agradecemos a organização do evento, o envolvimento das nossas secretarias, e a linda participação da comunidade”, ressalta o prefeito, Rodrigo Decimo.

De acordo com o secretário Ewerton Falk, os números por si só já traduzem o sucesso do evento e o convívio da comunidade com ela mesma.

“Tenho convicção que todos os objetivos foram atingidos. Foi muito além de fazer um evento para trazer uma contribuição grande para a cidade em termos de economia, mas também, trazer alegria, colorir o céu de Santa Maria para inspirar as pessoas. Percebemos o quanto a cidade tem potencial, ela é bela, é grande, e é tudo isso pelas pessoas que aqui residem. Uma das etapas que está dentro do nosso projeto de trabalho de turismo é promover o sentimento de pertencimento. Entendemos que onde há turismo, a comunidade se reconhece que ela é um dos principais agentes de propaganda e divulgação do seu Município, através do seu carinho e o amor que tem pela cidade. Isso é construído com ações como este evento. O Festival de Balonismo, muito mais que um evento de balões, foi um evento de família. Nos encantou e emocionou vendo famílias inteiras, de várias gerações. Muitas pessoas juntas sem nenhum problema, sem nenhum atrito, isso mostra a força da família santa-mariense, e todos emocionados com o que o balonismo proporcionou. Enquanto secretaria e Administração Municipal, estamos realizados pelo que ocorreu nestes dias, abrindo, assim, um novo momento e novas perspectivas para Santa Maria, para buscarmos a prosperidade e o bem-estar de todos”, destaca o secretário.

O Festival de Balonismo de Santa Maria 2025 é homologado na Federação Gaúcha de Balonismo e conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo, de Cultura, de Esporte e Lazer, e de Comunicação. O evento é organizado pela empresa Rocha Balonismo e conta com o patrocínio das empresas Beltrame Supermercados, Pampeiro, Recursal Multas, Silvio Joalheiro, Construtora Jobim, Remax Noble, Ilha Segurança e Confiabilidade, Auto Protege Proteção Veicular, CFC Padre Reus, Erva Mate Ximango, Tchê Gás, Fazendeiro Pneus e Coral Tintas.

 

Texto: Diniana Rubin 
Fotos: Marcelo Oliveira e Samuel Marques /  Prefeitura SM