O evento Caminhada na Natureza Caminhos da Natureza, da Arte e da Fé aconteceu no último domingo (01/12), em Silveira Martins. O evento é uma forma inclusiva e interativa de Turismo Rural, com potencial de fortalecer o desenvolvimento rural no Geoparque Quarta Colônia. O trajeto de 11,7 kms percorre por locais turísticos e culturais da região.
O ponto de concentração e início do evento foi unidade no Campus da UFSM em Silveira Martins. Os participantes tiveram a oportunidade de iniciar o dia com um café da manhã. Ao final da caminhada, na Quinta Marco 50, os participantes retornaram para a comunidade Linha Base, onde foi servido o almoço, por adesão.
Silveira Martins, localizada no Quarta Colônia Geoparque Mundial da Unesco, fica a 20 km da UFSM. O local possui grande potencial turístico, com a presença de casas, igrejas, capitéis, monumentos, histórias, famílias, festas, comidas, vinhos, santos, orações e cascatas, que compõem um cenário atraente, para pesquisadores e turistas de todo o país.
Neste ano, o evento Caminhadas na Natureza no Geoparque Quarta Colônia é executado pela Pró Reitoria de Extensão da UFSM, em parceria com Emater/RS-Ascar e escritórios locais dos municípios que integram o Geoparque Quarta Colônia e prefeituras. Na UFSM, a ação é do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (Progeater), coordenado pelo professor Ezequiel Redin, com foco em estimular o turismo rural no Quarta Colônia Geoparque Mundial da Unesco.
Fonte e foto por: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Santa Maria
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
Comentários