O PPURBAN – Coletivo de Danças Urbanas da UFSM, estreia seu primeiro espetáculo nos dias 29 e 30 de maio, às 15h, no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria. Intitulada “EM VISIBILIDADE: para além das Danças Urbanas!”, a apresentação tem entrada franca e os ingressos devem ser retirados pelo link disponível no perfil do projeto no Instagram: @emvisibilidade_dancasurbanas. A sessão do dia 30 contará com recurso de audiodescrição, ampliando o acesso de pessoas com deficiência visual à experiência cênica.
A iniciativa faz parte do projeto cultural homônimo, que vem sendo desenvolvido desde outubro de 2024 com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e financiamento da Prefeitura Municipal de Santa Maria.
A obra aborda a pluralidade dos estilos das Danças Urbanas e sua relevância na formação e na atuação crítica de indivíduos em seus territórios. Também mergulha nas ações do movimento Hip Hop — como o grafite, o breaking e o DJ — e nos processos históricos de resistência que moldam sua existência. Temas como o empoderamento feminino frente ao machismo estrutural presente no Hip Hop e a visibilidade de corpos LGBTQIAPN+ ganham destaque, evidenciando os desafios e as potências da convivência desses corpos na cena urbana. Direção Geral: Lipe Soares e Rafael Lira; Direção Cênica: Daniel Aires.
SERVIÇO
O QUE: Espetáculo “EM VISIBILIDADE: para além das Danças Urbanas!”
QUANDO: dias 29 e 30 de maio às 15h
ONDE: Theatro Treze de Maio
INGRESSOS: Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no link da bio no perfil
@emvisibilidade_dancasurbanas
DURAÇÃO: 45 minutos
CLASSIFICAÇÃO: Livre
Fonte:
Produção Cultural Verônica Prokopp
Créditos das Fotografias: Paulo Barauna (@barauna.fotografia)
Comentários