Estudante do Salto do Jacuí irá representar o RS no Programa Jovem Senador 2024


A Secretaria de Educação (Seduc) anunciou, nesta quarta-feira, a finalista da etapa estadual do Programa Jovem Senador. A selecionada no concurso de redação foi a estudante Andriely Camargo de Oliveira, de 15 anos, da Escola Castelo Branco, em Salto do Jacuí, foi a selecionada. Neste ano, o tema envolveu “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Os vencedores de cada Estado irão participar de uma Semana de Vivência Legislativa em Brasília. 

Andriely, orientada pela professora de Língua Portuguesa Gisele da Rocha, cursa o primeiro ano do Ensino Médio em Tempo Integral e destacou que o processo de escrita da redação exigiu pesquisa e leitura para aprofundar o assunto. “A ajuda dos professores foi fundamental. Na minha redação, eu quis apresentar algo que estivesse relacionado ao início da história do Senado e os desafios que poderão ser enfrentados no futuro, como a igualdade da participação na política entre homens e mulheres,” comentou. 

Andriely, que tem o desejo de cursar medicina após concluir o Ensino Médio, expressou seu entusiasmo em representar o Rio Grande do Sul em Brasília, ainda mais no contexto de recuperação após os eventos climáticos extremos de maio. “É uma sensação única e que jamais havia sentido antes. Representar o nosso estado, principalmente com os desafios que estão sendo enfrentados atualmente, é muito especial, pois nos mostra que iremos nos reconstruir e nos tornarmos ainda mais fortes, sempre com a esperança de que o final será incrível.”

A professora Gisele comemorou o resultado e fez questão de ressaltar a dedicação da estudante. “A Andriely demonstrou, desde o início, o desejo de expressar em seu texto para o Jovem Senador os ideais nos quais ela acredita, entre eles uma efetiva participação das mulheres na política e a necessidade do  compromisso das redes com a verdade. Ela é uma aluna de excelência, que sabe aproveitar todas as oportunidades ofertadas no Ensino Médio em Tempo Integral, e traz consigo a potência do protagonismo dos estudantes da rede pública de educação do Rio Grande do Sul”.

Para a diretora da escola Daiane Trevisan, o esforço da Andriely é resultado de um trabalho coletivo. “ É uma conquista de toda a escola, pois o envolvimento foi de seus professores, direção e demais colegas. Mesmo tendo passado dias difíceis, a educação gaúcha tem grande qualidade em suas ações. Conquistas como essa trazem orgulho para nossa comunidade escolar e para  nossa cidade de Salto do Jacuí”.

Os trabalhos finalistas foram enviados ao Senado, onde Andriely, junto com representantes de outros estados, atuará como Jovem Senadora 2024. Entre 5 e 9 de agosto, os vencedores e seus professores orientadores participarão de simulações no Plenário do Senado e nas comissões parlamentares. Todas as despesas serão pagas pelo Legislativo Federal.

O Programa Jovem Senador ocorre em etapas. As escolas realizam internamente o concurso de redação e escolhem o texto que as representará na fase estadual. Em seguida, as Secretarias Estaduais de Educação selecionam os três melhores textos para enviar ao Senado Federal, que faz a seleção final dos 27 vencedoras.

 

Fonte e foto por: POR DANIEL MARCILIO/Seduc