Estudantes da UFN poderão fazer residência no Hospital Regional de Santa Maria


Foto: Marcelo Bernardes/ SES

Representantes da Universidade Franciscana (UFN) e a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), gestora do Hospital Regional de Santa Maria, assinaram nesta segunda-feira (29) convênio para a cooperação técnico científica e a formação de recursos humanos. O evento, realizado online, teve a participação da secretária da Saúde, Arita Bergmann,  da reitora da UFN, Irani Rupolo, e do diretor presidente do hospital, Marne de Freitas Gomes. 

Pelo convênio, estudantes dos cursos de graduação na área de ciências da saúde da UFN poderão realizar a formação em residência médica no hospital, que pertence ao Governo do Estado e tem gestão da FUC. Cada aluno será acompanhado durante o estágio por um professor-orientador e um supervisor preceptor, que possuem vínculo com as duas instituições. 

Já o Hospital Regional de Santa Maria deverá oferecer aos estudantes condições, como instalações, equipamentos e equipe profissional, para as atividades práticas que sejam desenvolvidos os conhecimentos teóricos e práticos durante as atividades. O convênio tem um prazo de dois anos e pode ser prorrogado. 

“Abrigar uma residência em um hospital como o Regional de Santa Maria, é sempre uma oportunidade de troca de saberes”, disse Arita Bergmann. Ela lembrou de sua experiência como professora para destacar os ganhos para a universidade: “Os alunos nos ajudam no processo de reflexão e questionamento e de procurar trazer novas tecnologias. A instituição pode crescer e revisar alguns fluxos de trabalho”.

“Acreditamos que a universidade precisa de ambientes profissionais para a qualidade acadêmica se tornar melhor”, reforçou a reitora Irani Rupolo. “Ganha o Estado por contar com instituições mais qualificadas e as instituições, não só pela formação e experiência profissional dos futuros médicos como na gestão. Para a UFN, é mais um espaço para a promoção de crescimento, como parceiro na formação de médicos. A sociedade é que mais vai ganhar”. 

Já o diretor presidente do hospital destacou a perspectiva de melhora para a instituição. “Praticar a assistência médica e ao mesmo tempo ensinar é muito mais estimulante, mas também muito mais fácil. As ações daquele que ensina junto com aquele que aprende dão um resultado muito melhor”, disse Marne de Freitas Gomes.

Fonte SES/RS