Estudo de Iconografia de Santa Maria será lançado nesta sexta-feira no Mercado da Vila Belga


Foto: João Alves/PMSM. 

Na sexta-feira, 5 de abril, ocorre a apresentação do Lançamento do Estudo de Iconografia de Santa Maria no LabCriativo, localizado no Mercado da Vila Belga, Rua Manoel Ribas, 2038. O evento terá início às 19h e apresentará os resultados do Estudo de Iconografia de Santa Maria, que reúne informações sobre cultura, economia, história, arquitetura e cotidiano da região. Este estudo mapeia o polo por meio de imagens, que podem servir de inspiração para produtos, valorizando assim a cultura local. A iniciativa é um movimento realizado pelo Sebrae e Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura. 

O designer Walter Rodrigues e sua equipe, responsáveis pela elaboração do estudo desde 2023, conduzirão a apresentação. Walter é consultor na área de design de produto e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Os resultados do estudo visam inspirar empreendedores locais, artesãos, designers, arquitetos, indústria de confecção, gastronomia e outros empreendedores criativos de diferentes segmentos. Eles poderão incorporar a essência de suas marcas em produtos identitários.

Além de oferecer inspiração para empreendedores locais, o estudo de iconografia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico da região. O estudo atrai a atenção de visitantes e turistas, promovendo o turismo local e incentivando o consumo de produtos e serviços regionais. Essa valorização da identidade local não apenas impulsiona o comércio, mas também fortalece o sentimento de orgulho e pertencimento dos habitantes, consolidando Santa Maria como um destino turístico e culturalmente vibrante na região.

O evento de lançamento é gratuito e requer inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-do-estudo-de-iconografia-de-santa-maria/2395801

   Font e Gabriel Masarro de Araújo
    Gerência Regional Centro/ Sebrae