Evolução da genética ovina e tecnologias de reprodução estarão à mostra na 37ª Fenovinos


Fenovinos – Crédito Nestor Tipa Júnior AgroEffective Divulgação

A 37ª edição da Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos) no Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, que ocorre de 30 de abril a 4 de maio, em Vacaria (RS), deverá expor mais de 600 ovelhas de diferentes raças. Além do Rio Grande do Sul, são esperados exemplares de cabanhas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A Fenovinos é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco) em parceria com o Sindicato Rural de Vacaria e prefeitura local, entre outras entidades, e visa basicamente incentivar e fomentar a ovinocultura, em especial nos municípios onde é realizada.
  O presidente da Arco, Edemundo Gressler, ressalta que a Fenovinos terá julgamentos e comercialização de animais, mas sobretudo irá mostrar a evolução das raças ovinas em termos de genética, sejam elas para produção de carne ou de lã. “A feira tem esse viés de mostrar a evolução genética promovida pelos nossos produtores, através dos investimentos, na compra de reprodutores e nas inseminações artificiais. Hoje a tecnologia de reprodução na área de ovinos está muito avançada. Então isso permite um melhoramento genético dos nossos rebanhos com mais rapidez”, observa. Gressler lembra que o período de gestação de uma ovelha é de cinco meses. “E com mais quatro, cinco meses você já está avaliando essa progênie toda, a carne já está disponível para compra, ou seja, é tudo bem mais rápido”, compara.
  É a segunda vez que a Fenovinos será realizada em Vacaria. A 13ª edição ocorreu em 1999. O presidente da Arco acredita no sucesso de mais uma Fenovinos. “Será, sem dúvida, uma grande Fenovinos, e principalmente em uma região do Estado muito promissora na questão da ovinocultura. A ovelha tem o seu lugar também na região Norte do Rio Grande do Sul. É uma região produtiva e que mostra pujança, e nós produtores, com certeza, vamos levar os nossos animais para mostrar e valorizar todo o esforço que a comunidade de Vacaria está fazendo”, destaca. Municípios com interesse em sediar a Fenovinos de 2026 devem oficializar o pedido para a Arco até a primeira quinzena de abril. No dia 3 de maio, criadores e expositores escolherão, por votação, a sede da Fenovinos do ano que vem.

Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Texto: Artur Chagas/AgroEffective