Exército Brasileiro realiza operação Soturno Negro nos municípios da Quarta Colônia.


O Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp) do Exército Brasileiro, com sede em Niterói, no Rio de Janeiro, iniciará na próxima segunda-feira, dia 19, mais uma edição da Operação Soturno Negro nos municípios da Quarta Colônia.
  Integrando uma das etapas do Curso de Forças Especiais, neste ano são 26 alunos que estão realizando o curso, quando a operação envolverá cerca de 200 militares. Assim como nos anos anteriores, o Parque de Exposições de Faxinal do Soturno será a sede da operação.
  Entre as ações que serão realizadas nos municípios da Quarta Colônia estão missões de reconhecimento de alvos estratégicos, infiltração e exfiltração de militares, evacuação aeromédica, guiamento aéreo avançado, entre outras.
  Operação Soturno Negro encerrará no dia 30 de maio e contará também com a participação de militares sediados no 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe AP), 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (6º Esqd C Mec) e 3ª Companhia de Comunicações Blindada (3ª Cia Com Bld), todos da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) e 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), além da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio de militares da Base Aérea de Santa Maria (Basm).

Texto e fotografia: Norton Ávila PMNP