Exposição “Fósseis do Triássico” apresenta o patrimônio paleontológico da Região Central

Mostra promovida pela Prefeitura de Santa Maria reúne a réplica do Staurikossaurus Pricei, considerado o primeiro dinossauro brasileiro e descoberto em Santa Maria, no Monumento Natural Paleontológico Sanga da Alemoa


Celebrando o potencial do turismo paleontológico da Região Central do Estado, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, convida a população e os visitantes para a exposição temática “Fósseis do Triássico”, que inicia nesta sexta-feira (4) no Shopping Praça Nova, BR-287, Bairro Urlândia. O objetivo é valorizar a preservação dos patrimônios fósseis, a divulgação dos museus e a promoção da visitação turística integrada entre os municípios da região. A mostra é aberta ao público das 10h às 22h, e encerrará no dia 20 de abril.

“É com grande entusiasmo que convidamos a todos para esta exposição única, que celebra o rico patrimônio paleontológico da nossa região. Santa Maria é berço do primeiro dinossauro brasileiro, o Staurikossaurus Pricei. Através desta mostra, queremos não só educar, mas também inspirar visitantes a explorar as maravilhas que a nossa terra guarda, promovendo um turismo consciente e valorizando a nossa história milenar” destaca o secretário de Turismo, Ewerton Falk.

A exposição reúne a réplica do Staurikossaurus Pricei, considerado o primeiro dinossauro brasileiro e descoberto em 1936 no Monumento Natural Paleontológico Sanga da Alemoa, reserva natural localizada no Bairro Cerrito. Esta espécie é reconhecida pelo Guinness Book como uma das mais antigas do mundo. A mostra também é composta por fósseis vegetais (árvores petrificadas), acervo das prefeituras de São Pedro do Sul e de Mata, e pela história em quadrinhos do Dinotchê, personagem do cartunista Byrata com co-autoria de Abdon Barretto Filho, criado no início dos anos 2000. O “Dino Gaúcho” é uma releitura do Staurikossaurus Pricei e sua luta pela preservação ambiental.

Quem for até a exibição também poderá conhecer a história de um dos pioneiros da paleontologia brasileira, o padre Daniel Cargnin, paleontólogo e ambientalista nascido em Nova Palma, Quarta Colônia. O acervo é da Associação Padre Daniel Cargnin (APEDAC), que é responsável pela preservação da memória do pároco do município de Mata, cidade onde ele construiu praças e monumentos com fósseis de árvores petrificadas datadas de mais de 240 milhões de anos.

A mostra é uma promoção da Prefeitura de Santa Maria, em conjunto com a Associação Padre Daniel Cargnin (APEDAC) e Shopping Praça Nova.  O evento é realizado em parceria com Prefeitura Municipal de Mata (Secretaria de Turismo e Museu Padre Daniel Cargnin) e Prefeitura Municipal de São Pedro do Sul (Departamento de Cultura, Memorial Fernando Ferrari e do Museu Walter Ilha); e conta com o apoio da Associação dos Municípios da Região Central do Estado (AMCentro) e Byrata Lopes .

EXPOSIÇÃO FÓSSEIS DO TRIÁSSICO

• Quando: de 4 até 20 de abril de 2025, das 10h às 22h
• Onde: Shopping Praça Nova (em frente à Renner), BR-287, 2885, Urlândia
• Quanto: Gratuito
• Atrações: réplica do Staurikossaurus Pricei, dinossauro descoberto em Santa Maria; fósseis vegetais (árvores petrificadas); história em quadrinhos do Dinotchê; e memória de Pe. Daniel Cargnin

Texto: Lenon de Paula 
Foto: Samuel Marques / Prefeitura
Secretaria de Comunicação PMSM