O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE-RS precisou realocar algumas seções eleitorais em 161 municípios, alterando um total de 368 locais de votação. A troca, que impactou 273.086 eleitores, foi ocasionada por diferentes razões, entre elas, as enchentes ocorridas em maio. A cidade mais impactada pela mudança foi Canoas, seguida por Porto Alegre.
O TRE-RS já comunicou as mudanças no início de setembro, alertando os eleitores a conferir seu local de votação com antecedência. “É importante que o eleitor confira sua seção e local de votação e não deixe para fazer isso no dia do pleito”, destacou o presidente do tribunal, desembargador Voltaire de Lima Moraes. A lista com todas as seções e os lugares que foram alterados pode ser consultada neste site em Local de Votação . Aquelas grifadas em vermelho foram alteradas devido aos impactos das enchentes.
Como se informar
A forma mais fácil de confirmar o local de votação é acessando o aplicativo para celular da Justiça Eleitoral, o e-Título. Ele está disponível para baixar nas versões iOS e Androide.
No site da Justiça Eleitoral Digital do TRE-RS também é possível pesquisar o seu local de votação.
Os eleitores também podem falar com o TRE-RS em caso de dúvidas por telefone:
148 – Esse é o número do “SOS Eleitor” que atende pelo telefone ligações de todo o estado das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira.
WhatsApp 51 2312-2015 – O contato pelo WhatsApp está disponível 24h para atendimento por chatbot. Também é possível conversar com um dos atendentes do TRE-RS, pelo canal. Neste caso, o serviço funciona das 10h às 19h, de segunda à sexta-feira.
Neste sábado, 5 de outubro, o atendimento tanto pelo Whatsapp, como pelo 148, será 9h às 19h. E no domingo, dia da votação, ambos os serviços atenderão das 7h às 17h.
Atenção: No dia do pleito, 06 de outubro, o eleitor não conseguirá acessar o JE Digital, nem baixar o e-Título. Também é possível que o atendimento por telefone esteja mais congestionado. Por isso, se tiver alguma dúvida, busque as informações nos canais divulgados acima com antecedência.
Texto: Cristina Oliveira
Imagem: TSE
Comentários