A quinta-feira, 31 de outubro, foi dia de mostrar como o turismo e a gastronomia podem movimentar a vida e a economia do Rio Grande do Sul. O fórum ocorreu na Via Gastronômica, no Universo Pecuária, em Lavras do Sul (RS), com a participação do diretor adjunto da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Rodrigo Santos, e de gestores e empreendedores do setor.
Santos ressaltou que o estado possui atrações turísticas e gastronômicas com destinos nas quatro estações do ano e falou sobre as diversas atrações em todas as regiões. Ele também falou sobre os geoparques, que, além do geoturismo, podem potencializar o turismo rural, esportivo, cultural e a gastronomia. Junto a isso, fomentar atividades educacionais, de pesquisa e ajudar a preservar a história, a biodiversidade, e sustentabilidade, alavancando a economia da região. “É uma agência de viagem que vai vir lá de Porto Alegre, que vai vir aqui visitar, é uma escola que vai fazer uma visita pedagógica, é um grupo que vai se hospedar em Caçapava e vai vir aqui em Lavras, é um restaurante que vai receber o grupo. Tudo movimenta, todo mundo ganha,“ destacou.
O Rio Grande do Sul possui três geoparques: o Caminho dos Cânions, a Quarta Colônia e o Caçapava, onde fica a Pedra da Cruz, uma das atrações das Minas do Camaquã. A formação rochosa tem 130 metros de altura e, neste ano, ganhou uma nova cruz. A antiga, erguida em 1968, caiu após um ciclone há nove anos.
O fórum também apresentou a Mesa Destino Binacional Livramento-Rivera, associação composta por mais de 80 empresários de cidades gaúchas e uruguaias. O objetivo é aproveitar melhor a presença de 20 mil turistas que vão à região semanalmente para compras e diversas atrações como o Trem do Pampa e o roteiro Caminho do Pampa, que combinam enoturismo, trilhas, eventos e outras atividades. O evento encerrou com uma oficina gastronômica com vinhos da campanha.
O Universo Pecuária prossegue até domingo, no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo. O evento é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com a correalização da Cotrisul, Prefeitura de Lavras do Sul, Sebrae RS, Senar RS e Farsul, com projeto e execução da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios. O patrocínio é do Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul, CEEE Equatorial, Caixa, Banco do Brasil, Banrisul, Badesul, BRDE e Sicredi. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site www.universopecuaria.com.br.
Foto: Genaro Guerra/Divulgação
Texto: Sibeli Fagundes/AgroEffective
Comentários