Morreu nesta terça-feira, 13 de maio, o ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu. Por nota, o governo brasileiro expressou profundo pesar pelo falecimento.
A nota do Ministério das Relações Exteriores destaca que Mujica foi um grande amigo do Brasil, um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, e um dos mais importantes humanistas desse tempo. Afirma ainda o compromisso do ex-presidente uruguaio com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária
O último encontro pessoal do presidente Lula com Mujica foi em 5 de dezembro do ano passado, durante visita a Montevidéu. Na ocasião, Lula condecorou “Pepe” Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. O Presidente da República referiu-se ao ex-Presidente do Uruguai como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.
Pelas redes sociais, alguns ministros já expressam pesar pela morte de Mujica.
O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência considerou que Mujica foi uma das maiores referências da política latino-americana, símbolo de coerência, simplicidade e compromisso com a justiça social. E que a trajetória dele foi marcada pela luta democrática e pela defesa incansável dos mais pobres.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, também afirmou que Pepe Mujica conquistou a juventude e foi admirado por onde passou.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.
Foto: Fernando Frazão/Arquivo/Agência Brasil
Comentários