O Grêmio voltou a estar no gramado, na noite desta quarta-feira, pela abertura da temporada 2025. O Tricolor fez o primeiro jogo na defesa da hegemonia estadual pelo Campeonato Gaúcho diante do Brasil. O resultado final foi de empate sem gols, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas.
Após apenas duas semanas de trabalhos desde a reapresentação para os desafios do ano, o elenco gremista foi para a sua estreia em busca do inédito Octacampeonato.
O Grêmio chegou pela primeira vez ao ataque em lançamento do zagueiro Jemerson procurando Cristaldo infiltrando em velocidade na área, aos quatro minutos. Na caída da bola ele tentou desviar de cabeça, mas a bola foi direto no meio, nas mãos do goleiro xavante. A partida seguiu com muita intensidade e grande disputa no meio de campo.
Em lançamento pelo lado direito de João Pedro da divisória do gramado, a bola encobriu a defesa pingando na área. Em velocidade, Braithwaite correu para evitar a saída e ainda conseguir a conclusão de perna direita. O goleiro Wellington abandonou a meta para fechar o ângulo e fazer o desvio pela linha de fundo.
Depois dessas oportunidades, quem chegou mais foi o time da casa. Em duas conclusões de fora da área, em chutes fortes, Gabriel Grando teve que trabalhar. No primeiro chute a bola quicou à frente do goleiro gremista que defendeu espalmando para o lado. Na segundo, ele encaixou a bola sem dar rebote.
O Tricolor buscava novas investidas, mas pecava no último passe. Porém, aos 32 minutos, Dodi ganhou da marcação girando o corpo e logo deu a pifada no comando de ataque para Aravena. O chileno enquadrou o corpo para bater de perna direita, mas o goleiro conseguiu diminuir o ângulo novamente e defender com as pernas para evitar o gol inaugural da partida.
O time da casa teve a sua melhor oportunidade aos 41 minutos. Depois de boa jogada coletiva, o cruzamento veio da extrema esquerda. Mayk não conseguiu afastar e a bola ficou limpa para Histone dominar e soltar a bomba. O chute acabou sendo muito forte, mas por sobre a meta de Grando.
Na última chegada mais forte ao ataque da etapa, aos 45 minutos, Braithwaite achou o passe no costado do lateral para Pavon. Em velocidade ele invadiu a área e tentou rolar para Cristaldo. O passe foi um pouco forte e o zagueiro chegou antes para carimbar o argentino e a bola ficar com o goleiro do Xavante.
O Grêmio voltou com a mesma formação para a etapa final. A partida diminuiu bastante de ritmo nos primeiros minutos, com poucas investidas mais claras ao ataque por parte das duas equipes.
Aos 13 minutos, uma boa iniciativa coletiva gremista fez a bola chegar ao fundo com Cristaldo pelo lado direito da área. Ele cruzou rasteiro e a bola cruzou a pequena área. Pavon acreditou do outro lado para chegar na velocidade e fazer o cruzamento para trás. De primeira, Braithwaite concluiu de sem pulo e a batida cruzada explodiu na trave direita do Brasil, sem entrar. Grande chance!
Logo depois, o técnico Gustavo Quinteros teve que fazer sua primeira troca. Rodrigo Ely havia levado uma solada minutos antes e teve que sair por lesão, para a entrada de Gustavo Martins. Aos 22 minutos, o Grêmio começou a pressionar com jogadas pelas laterais. Pavon cruzou da direita e Aravena dominou com o peito pela canhota da área. Logo rolou para o meio da área e Cristaldo veio chutando de primeira para explodir na marcação. Por detalhe não vai para o gol.
Em nova parada para substituições aos 29 minutos, Arezo, Pepê e João Lucas foram para o jogo, nas vagas de Braithwaite, Villasanti e João Pedro, respectivamente.
Em roubada de bola no campo de defesa aos 34 minutos, Mayk perdeu a posse e Gabriel Moysés foi acionado para invadir a área de frente para o gol. Jemerson pressionou e a conclusão acabou passando perto do ângulo direito de Gabriel Grando. Escapou o Grêmio.
Por fim, Edenilson foi para o jogo na vaga de Pavon. O jogo caiu bastante de ritmo e as duas equipes sentiram o desgaste na reta final da partida. Pelas trocas e uma longa parada para análise do VAR, a arbitragem sinalizou 11 minutos de acréscimos.
Aos 48 minutos, João Lucas fez a alçada na área e a zaga afastou mal. Cristaldo aproveitou o rebote na risca da grande área para arrematar de primeira, mas a conclusão passou por sobre a meta. Em nova chegada aos 52 minutos, Mayk deu o passe e Pepê fez o corta-luz. Da entrada da área, Cristaldo fez o chute que bateu na zaga e subiu. Na descida, Arezo arriscou a bicicleta em direção ao gol, mas sem muita força, para a defesa do goleiro.
Na última tentativa em bola cruzada na área, Arezo se adiantou ao marcador aos 55 minutos para bater de primeira e a bola passar por sobre a moldura.
Dessa forma, a partida terminou sem gols. O Grêmio somou seu primeiro ponto no Gauchão e está na terceira colocação do Grupo A, com a mesma pontuação do Guarany-BG e do São José, que também empataram seus jogos, porém com gols anotados. Volta a campo no domingo, às 20h30, na Arena do Grêmio, quando receberá o Caxias.
Fonte Grêmio FBPA Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Comentários