Com raça, o Grêmio buscou o empate nos acréscimos do jogo e confirmou a classificação para a 2ª fase da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, 19, no Estádio Canarinho, em Boa Vista, Roraima, Cristian Olivera estufou as redes de perna canhota. Nas penalidades máximas, Braithwaite, Arezo, Jemerson e Tiago Volpi, converteram suas cobranças para classificar o Imortal. O goleiro gremista também pegou uma das cobranças adversárias.
A partida foi marcada pela pressão gremista em boa parte do jogo. Outro destaque vai para os estreantes da noite: Lucas Esteves, Amuzu e Cristian Olivera.
O começo de jogo teve o São Raimundo tentando sair para o jogo, mas logo o Grêmio tratou de controlar a posse de bola. Aos dois minutos, Lucas Esteves completou a cobrança de escanteio por cima do gol. Logo a defesa adversária retraiu as linhas e o Grêmio trocava passes para encontrar os espaços.
Aos 11 minutos, de ponta para ponta, Aravena cruzou fechado pela esquerda e Cristian Olivera, debutando pelo Imortal, tentou empurrar de cabeça. Sem ângulo, mandou pela linha de fundo. Em mais uma chegada gremista, foi a vez de Villasanti arriscar. O volante estava livre na área e emendou de primeira, direto para fora.
O Grêmio seguia com amplo controle da posse de bola, mas sem conseguir transformar o volume de jogo em chances claras para abrir o placar.
Aos 26 minutos do primeiro tempo, o técnico Gustavo Quinteros fez a primeira troca. Com dores, Aravena deu lugar para Amuzu, estreando com a camisa do Grêmio.
Com a primeira etapa se encaminhando para o final, a intensidade da partida diminuiu e o jogo ficou equilibrado. Aos 36 minutos de jogo, Gustavo Quinteros foi obrigado a fazer nova troca. Desta vez, João Pedro, com dores após pancada no tornozelo, foi substituído por João Lucas.
Aos 38 minutos, os donos da casa saíram em rápido contra-ataque. Na tentativa de cruzamento, a bola foi em direção ao gol. Tiago Volpi fez boa defesa.
Aos 43 minutos, Amuzu encontrou espaço pela esquerda da grande área e finalizou. A bola desviou e saiu para escanteio. Na cobrança, e bate e rebate dentro da área, a bola acabou na trave. Jemerson, ainda tentou empurrar para o fundo da rede, mas não alcançou a bola.
No retorno para o segundo tempo, Gustavo Quinteros mexeu mais duas vezes. Entraram Monsalve e Edenílson nos lugares de Cristaldo e Villasanti. Com a bola rolando para os 45 minutos finais, a primeira chance de gol foi do São Raimundo. Belão arriscou de fora da área e Tiago Volpi fez grande defesa.
A resposta do Grêmio veio aos 10 minutos. Amuzu fez o cruzamento, Edenílson ajeitou com o peito e Monsalve chutou à direita do gol. Aos 11 minutos, mais uma boa chegada do Tricolor. Monsalve fez grande jogada e passou para Cristian Olivera, que avançou e finalizou para defesa do goleiro.
Aos 20 minutos, Kanté foi lançado e bateu na saída de Tiago Volpi, com uma bola mascada para abrir o placar.
Aos 25 minutos, Amuzu deixou o gramado para entrada de Arezo. Aos 34, Braithwaite levantou a bola na área e Arezo cabeceou para defesa de Carlão.
Aos 39 minutos, João Lucas cruzou e Braithwaite completou de cabeça. Carlão fez defesa difícil.
Depois de tanto tentar ao longo da partida, o Grêmio foi recompensado. Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Monsalve cobrou escanteio e Cristian Olivera, livre no segundo poste, ajeitou e soltou o pé para estufar as redes e empatar o jogo.
Após o gol de empate, Edenílson recebeu cartão vermelho por causa de uma confusão com Klebinho. Com a partida terminando empatada, as equipes foram para as penalidades máximas.
O Grêmio abriu as cobranças de pênaltis com Braithwaite, que bateu rasteiro e marcou. Em seguida, Jemerson, Arezo e Tiago Volpi também converteram suas cobranças.
Pelo lado do São Raimundo, Luã chutou para fora, e Tiago Volpi defendeu a cobrança de Klebinho.
Com a classificação, o Grêmio aguarda o vencedor da partida entre Barcelona de Ilhéus/BA e Athletic/MG, para conhecer seu adversário da próxima fase. O duelo acontecerá às 19h30 da próxima terça-feira. A vaga à terceira fase também será disputada em jogo fora de casa.
Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Fonte Grêmio FBPA
Comentários