Hoje segunda-feira (12) é o último dia de inscrições para os cursos do Partiu IF


>>>ACESSE O EDITAL DE SELEÇÃO<<<

Os cursos preparatórios do Partiu IF são oferecidos pelo IFFar nas cidades de Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Vicente do Sul e Uruguaiana.

As aulas ocorrem de forma presencial em dois dias da semana no turno da tarde. Os cursos oferecidos em Panambi e Uruguaiana também têm aulas nos sábados pela manhã. Confira os detalhes no final desta notícia.

Os estudantes matriculados nos cursos e que frequentarem as aulas receberão ajuda de custo mensal de R$200,00. São disponibilizadas 400 vagas nos cursos preparatórios do Partiu IF oferecidos pelo IFFar, sendo 40 em cada local de oferta.

O Partiu IF é direcionado exclusivamente a estudantes de grupos prioritários, com maior histórico de vulnerabilidade social. Podem participar estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e que cursaram integralmente a educação básica em escolas públicas.

Além disso, também integram o público prioritário estudantes de baixa renda (de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo por pessoa), estudantes pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e pessoas com deficiência (PcD).

O objetivo do Partiu IF é promover a igualdade de oportunidades e preparação para o Ensino Médio nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFFar faz parte.

As informações completas estão disponíveis nEdital nº 182/2025, que rege a seleção e é de leitura obrigatória a todos os candidatos. O cronograma do Edital nº 182/2025 foi retificado pelo Edital nº 185/2025.

Inscrições

As inscrições para os cursos do Partiu IF são totalmente gratuitas e devem ser realizadas até às 17h desta segunda-feira, dia 12 de maio, exclusivamente pela internet.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o Formulário Eletrônico de inscrição, disponível neste link. Durante a inscrição, os estudantes devem submeter documentos que comprovem que cursaram o ensino básico integralmente em escolas públicas.

Estudantes que optarem concorrer por cotas também devem enviar comprovantes específicos. Os modelos dos documentos necessários estão disponíveis no Edital nº 182/2025, que rege a seleção.

As aulas estão previstas para começar no dia 26 de maio.

Vagas

Os cursos serão oferecidos pelo IFFar presencialmente em 10 cidades do Rio Grande do Sul. Cada local de oferta dispõe de 40 vagas divididas da seguinte maneira:

  • 17 para estudantes de baixa renda;

  • 6 para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;

  • 1 vaga para estudante quilombola;

  • 2 vagas para pessoas com deficiência (PcD);

  • 14 vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino básico em escola pública.

Confira abaixo as cidades, locais, turnos e dias de oferta dos cursos do Partiu IF:

  • Alegrete – Aulas às terças e quartas-feiras, no turno da tarde, na EMEB Luíza de Freitas Valle Aranha;

  • Júlio de Castilhos – Aulas às terças e quartas-feiras, no turno da tarde, na Escola Estadual Júlio Prates de Castilhos;

  • Panambi – Aulas às terças-feiras, no turno da tarde, e nos sábados, pela manhã, no IFFar – Campus Panambi;

  • Santa Rosa – Aulas às quartas e sextas-feiras, no turno da tarde, no IFFar – Campus Santa Rosa;

  • Santo Ângelo – Aulas às terças e sextas-feiras, no turno da tarde, no IFFar – Campus Santo Ângelo;

  • Santo Augusto – Aulas às quartas e sextas-feiras, no turno da tarde, no IFFar – Campus Santo Augusto;

  • São Borja – Aulas às quartas e quintas-feiras, no turno da tarde, no IFFar – Campus São Borja;

  • São Luiz Gonzaga – Aulas às quartas e sextas-feiras, no turno da tarde, na EMEF Boa Esperança;

  • São Vicente do Sul – Aulas às segundas e quartas-feiras, no turno da tarde, no IFFar – Campus São Vicente do Sul;

  • Uruguaiana – Aulas às terças-feiras, no turno da tarde, e aos sábados, pela manhã, no IFFar – Campus Uruguaiana.

Partiu IF – O Partiu IF é o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Programa é uma iniciativa do Governo Federal com apoio dos Institutos Federais.

 

Fonte Secom IFFar