Na sexta-feira, 9 de maio, o Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o encontro “Abrace o HUSM” com gestores da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (4ª CRS/RS). O evento buscou fortalecer o diálogo entre o HUSM e os municípios, promover transparência nas ações e identificar oportunidades de melhoria nos fluxos assistenciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O Projeto ‘Abrace o HUSM’ é uma iniciativa da Superintendência, do Setor de Governança e Estratégia e da Unidade de Comunicação Regional 16. Tem por objetivo aproximar o Hospital da comunidade político-social, contemplando os objetivos estratégicos de desenvolvimento institucional e sustentabilidade financeira”, explicou a chefe do Setor de Governança e Estratégia, Laura Quoos Dotto.
Já o chefe do Setor de Contratualização e Regulação, Helder Ferreira de Souza, destacou que o foco do encontro foi “o estreitamento de um diálogo focado nos fluxos da Rede de Atenção à Saúde, de modo a possibilitar um atendimento aos usuários do SUS com maior qualidade e eficiência”. Ele ressaltou a importância de identificar gargalos existentes e construir soluções em conjunto com os municípios. “Estamos estudando uma nova data para realizar a segunda edição, pois devido às chuvas, muitos não conseguiram vir”, completou.
Durante a programação, foram realizadas apresentações sobre regulação, contratualização, faturamento e circuito do paciente, além de uma visita guiada pelas instalações do HUSM. Entre os encaminhamentos, ficou acordada a realização de reuniões pontuais com os municípios para tratar de temas como agendamentos, transporte de pacientes e estratégias para reduzir o absenteísmo dos pacientes (aqueles que não comparecem às consultas). A proposta é que essas reuniões sirvam para ajustes nos processos e fortalecimento da integração com a rede municipal de saúde.
A 4ª CRS/RS é composta pelos municípios de Agudo, Cacequi, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Itacurubi, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Tupanciretã, Unistalda e Vila Nova do Sul.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte e fotos Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Comentários