A identidade visual dos Festejos Farroupilhas 2024 foi definida a partir de uma reunião na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Porto Alegre, sob a coordenação da Comissão Estadual encarregada da organização das festividades.
Para criar a arte-tema, foi eleita por unanimidade pela Comissão a publicitária Cintia Matte Ruschel, que elaborou uma identidade visual de representação do Centenário de Jayme Caetano Braun, tema dos Festejos de 2024. A presidente da Comissão e secretária de Estado adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, afirmou que a identidade visual escolhida simboliza muito bem o tema dos Festejos, sintetizando a temática proposta e expressando a diversidade cultural do gaúcho missioneiro.
A publicitária responsável pela criação afirmou que buscou representar o ambiente missioneiro que Jayme conheceu desde criança e que retratou em toda a sua obra. Foram apresentadas três versões para votação dos presentes e após serem realizados os ajustes sugeridos pela Comissão, a versão final estará acessível na página dos Festejos.
Além disso, a reunião discutiu outras pautas, como o e-book dos Festejos e o desfile tradicional de 20 de Setembro, que continuarão em discussão. O encontro foi realizado na terça-feira (09/04) e a próxima reunião da Comissão está marcada para o dia 23 de abril, quando se espera decidir a música tema dos Festejos Farroupilhas 2024.
Sobre o MTG
O Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecido como MTG, é uma organização que preserva e promove a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Fundado em 1967, tem como objetivo principal preservar e difundir os costumes gaúchos, como a música, a dança, a culinária e as vestimentas típicas. É responsável por coordenar os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), onde são realizados eventos culturais, festivais de música e dança, além de competições de laço e rodeios crioulos. Desempenha um papel fundamental na manutenção da identidade e no fortalecimento do orgulho gaúcho entre as gerações.
Fonte e foto por:
Marcelo Roxo Matusiak
@playpress.com.br
Comentários