Pelo nono ano consecutivo, o IFFar manteve a nota 4 no Índice Geral de Cursos. Em uma escala que vai de 1 a 5, a nota 4 é atribuída às instituições que têm desempenho superior ao que é exigido pelo Ministério da Educação.
A nota é reflexo da qualidade dos cursos de graduação do IFFar, considerando aspectos como infraestrutura, tecnologias, recursos e metodologias de ensino.
De acordo com a Diretora de Graduação do IFFar, Janete De Conto, a manutenção do IGC 4 representa a oferta e o desenvolvimento de cursos de graduação que primam pela boa qualidade da organização didático-pedagógica, do corpo docente especializado e da infraestrutura.
Entenda as avaliações do MEC
O Inep/MEC divulgou três indicadores: o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Expressos em escala contínua e em cinco níveis, têm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados
Esses indicadores compõem o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e estão relacionados ao ciclo avaliativo dos últimos três anos (2021, 2022, 2023) do Enade.
O IDD mensura o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio, ao ingressarem na Educação Superior, e no Enade, ao final da graduação.
O CPC combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Os insumos que o constituem são provenientes da nota Enade (20%), do IDD (35%), do Questionário do Estudante (15%) e do Censo da Educação Superior (30%).
Cursos com CPC 3, 4 ou 5 mantêm o seu conceito de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento por mais um ciclo avaliativo de três anos, sem recebimento de visita in loco. Do IFFar, nove cursos de graduação participaram do Enade 2023. Todos eles obtiveram CPCs satisfatórios:
(Curso – Campus | CPC)
-
Bacharelado em Agronomia – Campus Santo Augusto | 4
-
Bacharelado em Agronomia – Campus São Vicente do Sul | 3
-
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo – Campus Santa Rosa | 4
-
Bacharelado em Medicina Veterinária – Campus Frederico Westphalen | 4
-
Bacharelado em Zootecnia – Campus Alegrete | 3
-
Tecnologia em Estética e Cosmética – Campus Santo Ângelo | 4
-
Tecnologia em Gestão do Agronegócio – Campus Júlio de Castilhos | 3
-
Tecnologia em Gestão do Agronegócio – Campus Júlio de Castilhos | 3
O Índice Geral de Cursos (IGC), por sua vez, corresponde à média das notas do CPC, referente aos cursos de graduação, e dos conceitos da Capes dos cursos de pós-graduações stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas nos diferentes níveis de ensino (graduação e pós-graduação). Com a obtenção de CPCs satisfatórios, o IFFar manteve o IGC 4.
A divulgação dos resultados do Enade 2023 foi realizada pelo Diretor de Avaliação da Educação Superior (DAES/SERES/MEC), Ulysses Teixeira, e está disponível neste link.
Fonte Secretaria de Comunicação IFFar
Comentários