IFFar vai manter distribuição de absorventes para estudantes em 2025


O Projeto Dignidade Menstrual do IFFar prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes da instituição. A ação entra em seu segundo ano em 2025. Uma reunião no dia 10 de abril definirá os novos períodos de cadastramento de estudantes.

O Projeto Dignidade Menstrual foi instituído no IFFar em 2024 por meio da Instrução Normativa nº 01/2024. A ação prevê a distribuição de absorventes higiênicos para estudantes em três situações.

A distribuição mensal exige um cadastramento prévio. Neste ano, com a chegada de novos estudantes, será realizado um novo processo de cadastramento para o recebimento dos itens. Os períodos de solicitação serão definidos em reunião entre as equipes envolvidas no dia 10 de abril.

Além da distribuição periódica de absorventes higiênicos, a IN nº 01/2024 também prevê a entrega dos itens de forma esporádica, em caráter emergencial, e a disponibilização nos sanitários.

O projeto engloba ainda a realização de ações educativas. Neste escopo, as unidades devem desenvolver atividades que promovam a educação em questões relacionadas à saúde íntima e à sexualidade e reprodução.

De acordo com a Diretoria de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Ensino do IFFar (DAE/Proen), a ação instituída no ano passado vai se aperfeiçoar em 2025.

“Desde o ano passado, trabalhamos na implementação dessa iniciativa, que visa promover dignidade e acesso para pessoas da comunidade acadêmica que menstruam, promovendo a saúde, qualidade de vida e experiência digna de seus ciclos biológicos”, afirmou a pasta.

Ainda de acordo com a DAE, o projeto busca fortalecimento por meio de parcerias com Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis), setores de saúde, professores, representações estudantis, entre outros atores institucionais.

Sugestões e dúvidas sobre o projeto podem ser encaminhadas diretamente para a DAE/Proen pelo e-mail [email protected].

Projeto busca combater a pobreza menstrual

A IN nº 01/2024, que institui o Projeto Dignidade Menstrual do IFFar, foi aprovada pelo Colégio de Dirigentes (Codir) durante reunião realizada em maio do ano passado.

Durante o encontro, a DAE destacou que as discussões sobre o tema que deram origem ao projeto surgiram em eventos com estudantes, como o Encontro de Formação de Lideranças Estudantis de 2023.

O projeto que acompanhou a minuta da IN destacava o objetivo de combater a pobreza menstrual, definido como um “fenômeno complexo, multidimensional e transdisciplinar, caracterizado principalmente pela falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual”.

Além disso, o projeto citava a Pesquisa sobre o Perfil dos Estudantes do IFFar realizada em 2023, que mostrava que grande parte dos(as) alunos(as) possuíam baixa renda e que mais de 50% dos estudantes do IFFar se enquadravam no grupo de pessoas que menstruam.

 

Fonte Secom IFFar

Imagem meramente ilustrativa (Freepik)