Foto divulgação INSS
A Controladoria-Geral da União (CGU) suspendeu todos os acordos de Cooperação Técnica firmados entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e entidades envolvidas em descontos suspeitos feitos em aposentadorias. A medida foi anunciada nesta quinta-feira, 24 de abril, um dia após a Polícia Federal e a CGU deflagrarem operação contra esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões.
“Dá para dizer com muita clareza que, a partir de agora, nenhum aposentado será descontado da sua folha de pagamento”
Vinícius de Carvalho, ministro da CGU
Os valores serão retidos a partir de maio. Segundo o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, o objetivo é reorganizar o sistema do INSS, em uma atuação conjunta da Advocacia-Geral da União (AGU), INSS, Ministério da Previdência, Casa Civil e CGU.
“Para reorganizar esse sistema, torná-lo hígido, seguro e íntegro para toda a população brasileira, principalmente para esses aposentados, é necessário agora que se faça a suspensão de todos esses Acordos de Cooperação Técnica, de todas as entidades que foram celebradas com o INSS nos últimos anos”, declarou durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.
Como faço para saber se tive valores descontados e como peço a devolução?
Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e tem dúvidas se houve desconto de mensalidade associativa no seu extrato de pagamentos (contracheque), fique atento ao que fazer — e como pedir o ressarcimento.
Como verificar se há desconto
Basta acessar, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo), clique em “Consultar Benefício” e, em seguida, em “Extrato de Pagamento”. Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também). Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.
Como pedir o ressarcimento?
Já para pedir a devolução de valores já descontados em meses anteriores, é preciso entrar em contato direto pelo 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu contracheque.
Também é importante que seja registrada denúncia sobre descontos não autorizados de associações ou entidades no Portal do Consumidor ( www.consumidor.gov.br/ ) e na Ouvidoria do INSS, através da Plataforma Fala BR ( falabr.cgu.gov.br/web/home ).
Em breve mais informações serão repassadas a fim de orientar os beneficiários sobre tais procedimentos.
Como pedir a exclusão do desconto?
Confira a seguir, como fazer para pedir a exclusão do débito de forma automática pelo Meu INSS. Vale ressaltar que agora já é possível que o aposentado busque o serviço por voz caso tenha dificuldades com utilização de tecnologias.
-
Acesse oMeu INSScom login e senha.
-
Na página inicial selecione Novo pedido.
-
No campo de busca (onde tem a lupa) escreva Excluir mensalidade.
-
Vão aparecer opções, selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.
-
Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.
-
Após atualizar os dados, selecione Avançar.
-
Leia as instruções e escolha Avançar.
-
Informe os dados solicitados e clique em Avançar.
-
Anexe os documentos (se for necessário) e vá em Avançar.
-
Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.
-
Confira os dados informados no requerimento.
-
Clique em Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.
Fonte :
Marcela Matos, Ascom INSS
Agência Gov | Via INSS
Comentários