Presente na história do município de Júlio de Castilhos, o Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra completa nesta quarta-feira (28), 49 anos de fundação.
O Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra, uma das mais tradicionais escolas do Rio Grande do Sul, com uma tradição para muitas gerações sendo uma referência em educação.
Veja Histórico da Escola:
O Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra foi fundado em 28 de abril de 1972. Foi seu primeiro diretor o Professor Laurindo Chiapinotto. Foi fundado com o nome de Escola Vicente Dutra. A Escola de 2º Grau Vicente Dutra originou-se da fusão com a Escola Normal Dr. Júlio Prates de Castilhos, a partir de 25 de agosto de 1975. Esta Escola iniciou suas atividades com duas habilitações: Magistério e Auxiliar de Adubação.
No ano de 2000, cumprindo determinação da LDB, teve a sua denominação alterada para Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra.
Lutou para a criação da Escola Estadual de 2º Grau Vicente Dutra o Senador Tarso Dutra, que providenciou a planta para a escola e conseguiu a primeira verba do Governo Federal. Foi doada pelo prefeito Vicente Mileno Moreira uma área de 14 hectares na Avenida Fernando Abott. A ideia inicial era a construção de uma escola de norma rural. Mais tarde, tentou-se também junto à Universidade Federal de Santa Maria a utilização da escola como preparatória para Cursos de Agronomia e Veterinária. Estas duas idéias não foram aceitas tendo então o Secretário de Educação e Cultura, Coronel Mauro Rodrigues, autorizado o funcionamento como ensino de 2º Grau.
A escola deveria chamar-se Escola Tarso Dutra, em reconhecimento aos esforços do senador para fazer erguer a Escola de 2º Grau em Júlio de Castilhos; porém havendo uma legislação que impedia a colocação de nomes de pessoas vivas em obras públicas, lembraram-se de colocar o nome de seu pai, Vicente Dutra.
O Dr. Vicente de Paula Dutra nasceu em São Borja e faleceu em Porto Alegre. Era filho de Florentino Pereira Dutra, e irmão do Dr. Viriato Dutra e de Valzumiro Dutra. Era médico e clinicou em Júlio de Castilhos de 1911 a 1926. Foi conselheiro municipal (Vereador) por duas vezes. A primeira de 1913 a 1917, a segunda de 1917 a 1920. Foi duas vezes presidente do Clube Félix da Cunha. Foi professor de Física e de História Natural do 1º Curso preparatório de Júlio de Castilhos em 1926. O Dr. Vicente Dutra foi prefeito de Iraí e diretor da Caixa Econômica Federal.
A Bandeira da Escola foi criada por Alberto André Leal, Dr. Dedé, quando aluno deste Instituto, e tem a seguinte descrição elaborada pelo mesmo: “Escolhi a águia do centro da bandeira, porque vejo neste animal um símbolo de inteligência que representaria o saber; também por sua força no sentido de persistência, de buscar o máximo sempre e por seu vôo que por ser alto visa abranger a todas as pessoas que querem aprender e usufruir do estudo.
O verde que é uma das cores dominantes representa a grandeza de nosso país, a extensão que deve atingir a educação e também era uma das cores do antigo uniforme da escola.
O escudo central é porque acho a educação fundamental para todos e deve ser tratada como objetivo principal e responsável pelo futuro de qualquer nação. As letras centrais porque representam a nossa escola de 2º grau Vicente Dutra. As estrelas na proporção de cima do escudo foram colocadas posteriormente por quem confeccionou a bandeira.
A faixa no sentido diagonal representa a paz e os objetivos de atingir um ideal de todo estudante. E, finalmente, o nome da Escola ocupando toda a bandeira.”
Atualmente na Direção do Instituto está a professora Ana Luiza Carbone dos Santos e suas vices-diretoras: Rosângela Rodrigues Ferro – turno da manhã; Fernanda Mello Müller – turno da tarde e Heloisa Silva de Rubin – turno da noite. O Estabelecimento de Ensino conta com um número de alunos em torno de 381, distribuídos em três cursos: Ensino Médio – diurno e noturno; Educação de Jovens e Adultos – em nível médio e Técnico em Informática – Pós-Médio.
O Instituto tem como missão: desenvolver uma educação de qualidade, inclusiva e emancipatória que busque a formação integral de um ser humano mais justo, crítico, ativo, participativo, possibilitando-lhe a continuidade dos estudos e o ingresso no mundo do trabalho. E como visão: a busca por uma educação transformadora, baseada nos princípios e valores éticos, capaz de preparar um cidadão comprometido com o exercício da plena cidadania.
A Instituição possui um slogan que sintetiza a sua importância como entidade educacional em nosso município. Esse slogan foi criado pela ex-professora Terezinha Militz e diz o seguinte: Instituto Vicente Dutra, um marco indelével de idealismo pela educação castilhense.
Neste ano, o Instituto completa 49 anos; são 49 anos projetando educação e cidadania.
*****************************************************
Pelas salas, corredores e demais dependências desta Escola, em quase cinco décadas, já passaram dezenas de equipes diretivas, dezenas de funcionários(as), centenas de professores(as) e milhares de alunos(as) que deixaram seus legados na construção desta história de muita credibilidade na educação de nosso município.
Embora em tempos difíceis de pandemia, nesta data festiva – 28 de abril – só nos resta agradecer a Deus e a todos que torceram e torcem pela consolidação, cada vez mais, deste educandário no cenário educacional castilhense.
Equipe Diretiva: Ana Luiza Carbone dos Santos Vices-Diretoras: Rosângela Rodrigues Ferro, Fernanda Mello Müller e Heloisa Silva de Rubin
Fonte histórico: Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra
Comentários