Neste 3º domingo da Quaresma o Santuário Basílica acolheu mais de 900 catequistas das 5 foranias que compõem nossa Arquidiocese de Santa Maria, para juntos vivermos e celebrarmos o Jubileu da Esperança.
Ao chegarem no Santuário os catequistas peregrinos, em expressivo número, o Sacramento da Reconciliação, como sinal concreto de conversão. Em espírito orante os peregrinos foram sendo acolhidos com a oração do terço vocacional, conduzido pelos seminaristas.
Durante a Celebração Eucarística Dom Leomar, destacou a alegria de ver tantos catequistas presentes no Santuário, para no Senhor renovarem a força e a esperança de levarem adiante a Evangelização por meio da Iniciação à Vida Cristã, e nunca desanimarem. Pois o Senhor está conosco, e tudo passa, somente Ele basta. Ao final, foi realizado o envio de todos (as) catequistas, com especial benção para o ano jubilar.
Confira o relato de alguns fieis que vivenciaram que participaram do Jubileu; para a Catequista Maristela Piovesan:
“O Jubileu dos Catequistas em nossa Arquidiocese foi um momento forte na nossa caminhada. Nos fortaleceu na fé, na esperança e na caridade para iniciarmos mais um ano com nossos catequizandos e familiares. O final com as velas e o refrão do hino do jubileu foi muito emocionante. Que a chama viva da nossa esperança esteja sempre presente em nossa missão”.
Recorda-nos o seminarista Gustavo Delevatti:
“Celebrar o Jubileu dos Catequistas é experimentar aquilo que o Papa Francisco nos indica para este ano santo: Conversão, peregrinação e caridade. Do mesmo modo, um momento orante fez parte da tarde da celebração jubilar, onde todos os catequistas foram conduzidos pelos seminaristas com a oração e a meditação do Terço. O envio dos catequistas marcou o início da missão que os mesmos são chamados a desempenhar em seu caminho discipular: missão de anunciar a Boa Nova, proclamar a esperança em Jesus Cristo e sermos todos peregrinos de esperança”.
A catequista Maria da Graça, também, destaca que:
“ O Jubileu das catequistas iniciou com a peregrinação quando saímos de casa, meditando como seria viver esse momento de oração, de graça, a Arquidiocese toda em comunhão, demonstrando muita fé, amor, alegria, pra mim foi uma experiência única de presença de Deus, senti minha fé mais fortalecida, tocou nosso coração e nos enche de esperança com a homilia de Dom Leomar, a celebração com o rito do envio fez agente se emocionar, por viver esse Ano Santo e mergulhar no verdadeiro Amor de Deus.”
Que a alegria deste jubileu, anime sempre mais nosso caminho na Iniciação à Vida Cristã, como Peregrinos de Esperança, na Arquidiocese de Santa Maria!
Texto por: Diác. Bruno Gross.
Fotos Assessoria Comunicação Arquidiocese Santa Maria
Comentários