Júlio de Castilhos presente na Romaria Nacional de Catequistas em São Paulo


Catequistas de todo o país participarão entre esta sexta-feira 30 de agosto a 1º de setembro da Romaria Nacional de Catequistas. O evento, que é promovido pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, conta com 3350 inscritos e será um momento formativo e celebrativo. O evento acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, na cidade de Aparecida do Norte, no Santuário Nacional.

Catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Piedade Júlio de Castilhos e da Arquidiocese de Santa Maria, presente na Romaria Nacional de Catequistas, com grande delegação de todo o Rio grande do Sul,  jornada o de catequistas do Brasil.

A celebração de abertura terá a renovação das promessas batismais, aconteceu às 9h da sexta-feira (30 de agosto). As conferências do primeiro dia serão voltadas às temáticas “Olhar a realidade e os sinais dos tempos” e um “ABC da Iniciação à Vida Cristã”. Na parte da tarde, serão feitas reflexões sobre o Querigma e o Catecumenato.

No segundo dia, o encontro terá início com a leitura orante da Palavra e a conferência será sobre “Purificação e iluminação”. Também serão realizadas celebração penitencial e confissões individuais. Já na parte da tarde, os catequistas ouvirão partilhas sobre as experiências da Iniciação à Vida Cristã pelo Brasil e refletirão sobre o tema da Mistagogia.

O último dia da Romaria, 1º de setembro, contará com uma conferência sobre “Catequese, mídias digitais e inteligência artificial”. Em seguida, os participantes terão contato com projetos comuns para a Igreja no Brasil em torno da Iniciação à Vida Cristã.

A Romaria será encerrada com a missa de abertura do Mês da Bíblia, que este ano tem como lema “Porei em vós meu espírito, e vivereis” e traz reflexões a respeito do Livro de Ezequiel para as comunidades de todo o Brasil.