Júlio de Castilhos, se organiza para participar 47ª Romaria da Terra em Arroio do Meio


47ª Romaria da Terra, acontece no dia 04 de março de 2025, na cidade de Arroio do Meio.

No  dia 16/02/2025 -Domingo será realizado pela paróquia Nossa Senhora da Piedade de Júlio de Castilhos, um Risoto para custear a viagem das Pastorais com seus Romeiros para Romaria da Terra. Será servido a partir das 11hs no Salão da Matriz sendo R$ 5,00 a concha.

Há 47 anos, romeiros de todo o Rio Grande do Sul se encontram em um compromisso tradional da terça-feira de carnaval: a Romaria da Terra. Em 2024, a romaria que tradicionalmente reflete questões relacionadas ao cuidado com a terra e com a casa comum, acontece em Arroio do Meio, às margens do Rio Taquari. O município foi um dos mais afetados pelas enchentes de maio no Estado e acolhe a romaria com um convite: “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum com fé, esperança e solidariedade”.

O bispo de Santa Cruz do Sul, dom Itacir Brassiani, destaca que a diocese se alegra por acolher mais uma vez a romaria e ressalta que hoje esta Igreja Local tem um significado especial e um recado importante a dar aos romeiros da terra:

“É um evento da Igreja do Rio Grande do Sul e que traz a caminhada de fé, de esperança e de reconstrução para este vale onde tanta dor tanta e destruição ocorreram nesses últimos tempos. Agradecemos todas as forças vivas da diocese e também da Igreja do Rio Grande do Sul que estarão conosco nessa caminhada, com a Comissão Pastoral da Terra à frente, como sempre, puxando essa 47ª Romaria da Terra”, disse.

A Diocese de Santa Cruz do Sul já tem previstas as equipes responsáveis pelos diversos setores da romaria, como a coordenação geral, liturgia e infraestrutura. Estes grupos estão responsáveis pela construção e definição da programação do dia. O que já está definido é a acolhida aos romeiros, que acontecerá a partir das 7h da manhã, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, local que teve papel fundamental no apoio as famílias atingidas pelas enchentes.

O caminho de aproximadamente 2,5km em direção ao bairro Navegantes passará por ruas próximas do Rio Taquari, que ficaram totalmente inundadas meses atrás. Durante a romaria, os participantes também passarão pelas comunidades Navegantes e Nossa Senhora Aparecida, que foram duramente atingidas pela enchente. A caminhada culminará na Praça Flores da Cunha, no centro da cidade, onde acontecerá a celebração e outras atividades.

No Rio Grande do Sul, a Romaria da Terra é itinerante e acontece a cada ano em uma arqui/diocese diferente, sempre na terça-feira de carnaval. No último ano, a 46ª Romaria da Terra aconteceu na cidade de Ipê, na Diocese de Vacaria.

Fonte Victória Holzbach | CNBB Sul 3
Com informações da Diocese de Santa Cruz do Sul

Imagem reprodução redes sociais