Porto Alegre volta a ter voo direto para Lima (Peru) pela LATAM em 1º de janeiro (Crédito: Divulgação LATAM)
A LATAM acaba de retomar as suas operações internacionais no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). Em 1º de janeiro de 2025, decolou com aproximadamente 80% de ocupação o primeiro voo da companhia na retomada da sua rota entre Porto Alegre e Lima (Peru). A empresa também retoma nesta sexta-feira (3/1) a operação entre Porto Alegre e Santiago (Chile), com previsão de 85% de ocupação.
“Este é mais um momento importante da retomada do turismo e da economia no Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024. A reabertura dos nossos voos internacionais no Salgado Filho representa mais opções para os gaúchos viajarem diretamente ou com conexão na América do Sul e na Oceania, além de novas portas abertas para o turista estrangeiro descobrir as riquezas do sul do Brasil”, comenta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.PORTO ALEGRE-SANTIAGO
Os voos do Salgado Filho para Santiago são operados quatro vezes por semana (segunda, terça, sexta e domingo) em aeronaves Airbus A320 (capacidade para 168 passageiros em cabine Economy e 8 em Premium Economy). A partir de março, serão operados na quarta, sexta, sábado e domingo. As passagens estão à venda em latam.com e demais canais de venda. Ao todo, a LATAM prevê transportar anualmente em torno de 60 mil passageiros na nona rota de sua operação Brasil-Chile, que já conta com outras 8 rotas regulares: Recife-Santiago, São Paulo-Santiago, Brasília-Santiago, Rio de Janeiro-Santiago, Belo Horizonte-Santiago, Curitiba-Santiago, Florianópolis-Santiago e Fortaleza-Santiago.PORTO ALEGRE-LIMA
Já os voos de Porto Alegre para Lima são operados três vezes por semana (segunda, quinta e sábado) em aeronaves Airbus A319 (capacidade para 12 passageiros em cabine Premium Economy e 126 em Economy) ou Airbus A320 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 168 em Economy). No sentido inverso, decolam da capital peruana na quarta, sexta e domingo. As passagens também estão à venda em latam.com e demais canais de venda. Ao todo, a LATAM prevê transportar em torno de 45 mil passageiros por ano na sua quinta rota Brasil-Peru – a companhia já opera regularmente Brasília-Lima, Curitiba-Lima, Rio de Janeiro-Lima e São Paulo-Lima.
“O retorno das rotas para Lima e Santiago representam mais um importante passo para o Porto Alegre Airport. Trabalhamos incansavelmente para devolver o aeroporto aos gaúchos, e a retomada dos voos para esses destinos consolida esse novo momento”, comenta Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.
LATAM E A RECONSTRUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
Em 21 de outubro de 2024, a LATAM retomou as suas operações domésticas no Aeroporto Salgado Filho. Atualmente, são até 22 voos diários para ligar a capital gaúcha aos aeroportos de Brasília, Congonhas (São Paulo), Guarulhos (São Paulo), Curitiba e Galeão (Rio de Janeiro).
Em 27 de maio de 2024, vale lembrar, a LATAM foi a primeira companhia aérea a operar voos comerciais de passageiros na Base Aérea de Canoas (RS). O marco refletiu os esforços da companhia para manter Porto Alegre e região metropolitana conectadas ao restante do Brasil após as enchentes na região.
Na frente de solidariedade, desde 4 de maio de 2024, o programa Avião Solidário da LATAM transportou gratuitamente para o Rio Grande do Sul um total de 207 toneladas de doações (alimentos, itens de higiene pessoal, água, roupas, cobertores, tendas, abrigos e demais itens de primeira necessidade) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários, socorristas e militares). Adicionalmente, a LATAM atuou no transporte gratuito de doações coletadas pelos seus parceiros no Brasil: Movimento União BR, CVC, Governo do Estado de Santa Catarina e Fraport.
Com mais de 13 anos, o programa Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou no Brasil o transporte gratuito de mais de 4,6 mil animais e 826 toneladas de carga para ajuda humanitária, incluindo 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 para todos os estados brasileiros.
|
|
Porto Alegre volta a ter voo direto para Santiago (Chile) pela LATAM em 3 de janeiro (Crédito: offset/Divulgação LATAM)
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.
Fonte: LATAM Brasil
Relações com a imprensa
Taynara Duarte Silva
Comentários