Mantenedouro São Braz, em Santa Maria, está próximo de se tornar zoológico


Referência em educação ambiental e na recuperação de animais recolhidos em operações realizadas por autoridades da área, o Mantenedouro São Braz, em Santa Maria, vai virar zoológico. Falta apenas uma vistoria derradeira da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), que deverá ocorrer até o início de dezembro, segundo o órgão, para que o local tenha autorização de uso e manejo da fauna silvestre e exótica que caracterize a mudança.

Criado em 1996, o mantenedouro já iniciou com a proposta que mantém até hoje, de receber animais maltratados pela mão humana, seja por meio de tráfico, cativeiros ilegais, atropelados ou até enviados pelos Correios. Com o tempo, o trabalho ganhou destaque na região e um novo endereço, na Estrada Municipal Espaço dos Ferreiros, zona rural da cidade.

Atualmente, estão acolhidos 700 animais de 120 espécies diferentes, que recebem visitas agendadas de escolas, passeios que precisam de guia e grupos acima de 20 pessoas (número inferior dispensa agendamento). O aumento das apreensões, muitas delas pelo 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Santa Maria, resultou em um necessário aumento da infraestrutura do local e a solicitação da própria Sema para que o lugar se tornasse zoológico.

De acordo com a solicitação realizada pela SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) vamos virar Zoológico São Braz, por isso (Mantenedouro São Braz)  trouxemos um post explicativo das diferenças entre Mantenedouro de Fauna Silvestre e Zoológico:

Mantenedouro de fauna: Empreendimento sem fins lucrativos, que tem como objetivo guardar e cuidar, em cativeiro, de espécies selvagens, que provém de apreensões ou resgates e não podem voltar a natureza. A reprodução é proibida, não necessita um veterinário nem biólogos presentes. A visitação é permitida apenas com fins didáticos, como por exemplo escolas e passeios guiados.

Zoológico: Tem como finalidade criar, reproduzir e manter espécies selvagens em cativeiro. É obrigatório ter um veterinário e um biólogo contratados empenhados no bem estar dos animais. É permitida reprodução, o que é essencial para projetos de conservação (programas que trabalham conhecendo as particularidades de cada espécie animal e como é possível agir em prol da proteção e conservação dos mesmos) e, em adicional, há grande investimento em pesquisas, sendo os zoológicos essenciais para conservação dos animais silvestres nos dias atuais. Inclusive, várias espécies já foram salvas da extinção graças aos zoológicos. Os animais podem ser expostos à visitação pública, contribuindo com a educação ambiental da comunidade.

❌ Nenhum dos dois locais atuam com a retirada de animais da natureza, os animais abrigados não possuem condições de viver em liberdade, animais apreendidos do tráfico, mantidos de forma ilegal, que não sobreviveriam sem ajuda humana.

O lugar é mantido pelas doações e ingressos, que custam R$ 25 para adultos e adolescentes e R$ 20 para crianças. Bebês têm acesso gratuito. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 14h às 18h, em todos os dias da semana, incluindo feriados. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato pelos telefones (55) 99138-0000 e (55) 99967-7707.

Fontes: 
GZH ( texto CHRISTIAN BUELLER )
 Mantenedouro São Braz (Pagina oficial em rede social

Imagens> Mantenedouro São Braz (Pagina oficial em rede social

AMÉRICO, C. Zoológicos ajudam a preservar a biodiversidade e espécies ameaçadas de extinção, 2010.

CONAMA. Resolução nº 489, de 26 de outubro de 2018 define as categorias de atividades ou empreendimentos e estabelece critérios gerais para a autorização de uso e manejo, em cativeiro, da fauna silvestre e da fauna exótica.