Maus-tratos foi tema de palestra do Abril Laranja no Campus IFFar Júlio de Castilhos


Na noite de terça-feira (15/04) aconteceu uma palestra sobre o mês de prevenção à crueldade animal – Abril Laranja, no auditório do prédio administrativo. O evento foi organizado pelo projeto Acolher. Os palestrantes abordaram o tema dos maus-tratos e ao final responderam perguntas sobre a causa animal e como proceder em determinadas situações envolvendo cães, gatos e cavalos.

Renato e Rodrigo destacaram a questão das cinco liberdades, que devemos ficar atentos antes de fazer uma denúncia sobre maus-tratos: nutricional, sanitária, ambiental, comportamental e psicológica. A liberdade nutricional está ligada ao acesso a alimentos adequados e água; a liberdade sanitária está relacionada à saúde do animal; a liberdade ambiental tem a ver com o ambiente adequado, com lugar de abrigo e descanso; a liberdade comportamental relacionada a ter espaço e condições para expressar o comportamento natural da espécie; e a liberdade psicológica seria uma soma das outras quatro, talvez a mais difícil de identificar, segundo Rodrigo.

Após os veterinários falaram sobre situações que configuram maus-tratos:

  • Ferimentos, mutilações, queimaduras, envenenamento;

  • Privação de alimento, água, atendimento veterinário;

  • Manter o animal em locais anti-higiênicos, insalubres;

  • Deixar o animal exposto ao sol por longos períodos ou privado de qualquer tipo de iluminação;

  • Obrigar o animal a trabalhos excessivos;

  • Abandonar o animal;

  • Privar o animal de exercício físico e socialização;

  • Abuso sexual de animais;

  • Instigar ou utilizar animais em brigas esportivas (rinhas);

Eles destacaram a Lei nº9.605/98, que foi atualizada pela Lei 14.064/2020 e prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição de guarda pelo crime de maus-tratos.

O que fazer quando detectar maus-tratos?

  • Denunciar em delegacias;

  • Ligar para o 190 (polícia);

  • Denunciar no Ibama, prefeituras e ONGs locais;

  • Denunciar em aplicativos e site, como o Disque Denúncia;

Saiba mais sobre o projeto Acolher

O Projeto Acolher foi criado em 2017, por iniciativa das servidoras do IFFar para promover, minimamente, o bem-estar dos animais em situação de abandono que vivem no Campus Júlio de Castilhos. Não somos uma ONG, não recolhemos animais, porém buscamos por meio de doações, bazares e projetos, recursos para alimentação e vacinação destes animais.

O IFFar não é o local para a residência de animais, ajude-nos adotando um cão abandonado aqui, adquirindo livros e outros materiais dos nossos bazares ou realizando doações em dinheiro.

Sobre o Abril Laranja

Respeitar o direito dos animais é o objetivo do Abril Laranja,  uma iniciativa criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais.

 

Créditos Imagens e texto: Cadiani Lanes Garcez
Assessoria de Comunicação do IFFar – Campus Júlio de Castilhos