Mesmo com o frio da manhã, centenas de pessoas 2ª Romaria de Santa Clara


 Devotos de Santa Clara participam da 2ª Romaria de Santa Clara, na comunidade do Portão interior do município de Castilhos na região central do Rio Grande do Sul. A peregrinação é considerada a mais antiga de Júlio de Castilhos realizada a mais de 28 anos paralela a festa de Santa Clara que acontece a mais de 93 anos.

Desde cedo, na manhã do ultimo domingo (04) de temperatura baixa de 4ºC com forte geada que deixou os campos brancos, a festa na comunidade do Portão mobilizou muitas pessoas de diversas localidades de Júlio de Castilhos e diversas cidades do Rio grande do Sul que iam chegando na igreja matriz para a 2ª Romaria de Santa Clara.

Ás 07:00 hs, da manhã, aconteceu a saída em procissão com a  imagem de Santa Clara da Igreja Matriz de Júlio de Castilhos, com a passagem da romaria com a imagem de Santa Clara pela Capela da Medianeira o ponto inicial da Romaria. A 2ª Romaria de Santa Clara, levou centenas de pessoas a caminharem 7 Km com imagens de Santa Clara, demonstrando a fé na Santa.

Na chegada na comunidade do portão aconteceu a tradicional Missa Festiva na Capela Santa Clara, pelo pároco Olinto Cremonese e coordenação da Capela Santa Clara. Durante a realização da Missa da festa de Santa Clara, o padre Olinto Cremonese, foi surpreendido com homenagem com seus símbolos que utilixa demonstrando o amor a tradição gaúcha o seu Chapéu e o Lenço Colorado, junto a Cruz e a imagem de Santa Clara pelo  Dia do Padre que é comemorado anualmente em 4 de agosto no Brasil.

Pela parte da tarde, a festa continuou com reunião dançante com o Grupo Peghada.

Há 93 anos que esta tradicional festa da capela Santa Clara na comunidade do Portão interior de Júlio de Castilhos, acontece e que, geração após geração, pessoas se doam incansavelmente para que tudo aconteça da melhor maneira possível. Ela atrai pessoas, não somente da cidade de Júlio de Castilhos, como também dos arredores, seja pela fé que depositam na milagrosa Santa ou para adquirir os produtos lá vendidos. 

Posted by João Alcir Vandair Batista on Sunday, August 4, 2019