Em meio aos desafios enfrentados pelo Rio Grande do Sul devido à recente tragédia climática, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) se posiciona quanto ao necessário adiamento e organização das fases estaduais e regionais da Ciranda Cultural de Prendas e do Entrevero Regional de Peões.
A 53ª Ciranda Cultural de Prendas – Fase Estadual, inicialmente agendada para ocorrer de 16 a 18 de maio de 2024, no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre, precisou ser reprogramada, devido à tragédia climática. A situação de calamidade em que se encontram diversas regiões do estado leva o MTG a avaliar criteriosamente a viabilidade de realizar a Ciranda na data e local previamente determinados. A entidade trabalha para encontrar a melhor solução para todos os envolvidos. Diante disso, a 1ª Região Tradicionalista (1RT), responsável pela organização, está atualmente em processo de avaliação, considerando a possibilidade de sediar o evento em Porto Alegre ou em outra cidade da região. Um retorno oficial sobre a viabilidade da operacionalização da Ciranda será fornecido ao Colegiado de Coordenadores dentro de 10 a 12 dias.
As etapas regionais do 36º Entrevero de Peões e 54ª Ciranda Cultural de Prendas também estão em pauta, com a grande maioria dos coordenadores regionais optando por manter as datas previstas no calendário. Entretanto, quatro regiões solicitaram o adiamento devido às condições desafiadoras em que se encontram. As regiões que anunciaram a realização em datas diferentes foram: 1a Região Tradicionalista, 12a Região Tradicionalista, 15a Região Tradicionalista e 24 Região Tradicionalista.
“Estamos comprometidos em garantir a realização desses eventos tão significativos para nossa cultura, sempre priorizando a segurança e o bem-estar de todos os participantes”, ressalta a presidente do MTG, Ilva Goulart.
Para dúvidas sobre os eventos, pode ser feito contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3223-5194 Geral e (51) 98594-9991 – Secretaria.
Sobre o MTG
O Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecido como MTG, é uma organização que preserva e promove a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Fundado em 1967, tem como objetivo principal preservar e difundir os costumes gaúchos, como a música, a dança, a culinária e as vestimentas típicas. É responsável por coordenar os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), onde são realizados eventos culturais, festivais de música e dança, além de competições de laço e rodeios crioulos. Desempenha um papel fundamental na manutenção da identidade e no fortalecimento do orgulho gaúcho entre as gerações.
Fonte e fotos por: Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria e Conteúdo
Comentários