Museu Gama d’Eça abrirá exposição sobre arqueologia na região central do RS


Entre os artefatos da exposição, estão itens que fizeram parte da sociedade dos guaranis, antes da chegada dos europeus à América.

A partir desta quinta-feira (24), o público poderá visitar no Museu Gama d’Eça a exposição “Arqueologia na região central do Rio Grande do Sul”, elaborada em parceria com o Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (Lasca). A mostra tem como objetivo expor ao público artefatos arqueológicos pertencentes ao acervo do museu e do laboratório, bem como divulgar o conhecimento científico produzido a partir de pesquisas arqueológicas. A solenidade de abertura será nesta quarta-feira (23), às 15h, restrita a convidados.

Por meio dos artefatos arqueológicos que compõem a exposição, é possível entender um pouco mais sobre a história indígena do Rio Grande do Sul, desde 12 mil anos atrás, até a chegada dos europeus na América, em especial, pelas sociedades caçadoras e pelos guaranis, que ocuparam o atual município de Santa Maria e regiões vizinhas.

A previsão é que a mostra continue aberta pelos próximos seis meses. A visitação é gratuita, sem necessidade de agendamento. O Museu Educativo Gama d’Eça localiza-se na Rua do Acampamento, 81. Fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados, das 9h às 17h.

 

Assessoria de Imprensa
Universidade Federal de Santa Maria