Novo contrato com Governo do RS ampliará serviços de alta complexidade no HUSM


 O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), firmou um novo contrato com o Governo do Rio Grande do Sul, publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (01), que permitirá a expansão de serviços de alta complexidade. A negociação, iniciada em 2023, resultou em um incremento de 63% no aporte financeiro, visando aprimorar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e investir na renovação do parque tecnológico da unidade.

O acordo firmado pela Ebserh, por meio do HUSM, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, assegura uma ampliação do contrato vigente em R$ 57 milhões ao ano, via Programa de Fortalecimento do SUS (PROSUS), passando para o total de R$ 147 milhões anualmente. O valor anterior não era suficiente para atender a demanda e exigia complementação por parte da estatal federal. Com esses recursos adicionais, o hospital poderá ampliar os serviços nas áreas de traumatologia, ortopedia, cardiologia e hemodiálise.

Após mais de 20 reuniões para discutir os pontos do contrato, a parceria foi formalizada com base na série histórica de atendimentos, nas habilitações do hospital e na capacidade operacional da unidade. Segundo Helder de Souza, chefe do Setor de Contratualização e Regulação do HUSM, “o aumento do repasse é uma conquista gigantesca e vai permitir a qualificação dos serviços prestados à população de Santa Maria e de outros municípios do Rio Grande do Sul”, destacou.

Além da expansão de serviços, o novo contrato estabelece metas físicas e qualitativas e define quantitativos de atendimento, objetivando tornar o hospital uma referência ainda mais sólida em serviços de alta complexidade na região. Com a modernização dos equipamentos de diagnóstico e tratamento, a eficiência e a segurança dos atendimentos também serão aprimoradas.

Fortalecimento da assistência, ensino e pesquisa

Segundo João Batista de Vasconcellos, gerente Administrativo do HUSM, o acordo representa um aumento significativo no aporte de recursos financeiros destinados ao custeio. “Poderemos investir na manutenção de equipamentos e aperfeiçoamento de infraestrutura, proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais e aprimorando a qualidade do atendimento aos pacientes”, garantiu. “O resultado final será a redução das filas de espera, pois poderemos atender mais pessoas de forma eficiente e humanizada”, complementou.

O novo contrato permitirá, ainda, a intensificação das atividades de ensino e pesquisa, que são pilares para o desenvolvimento da saúde no estado. “Ao fortalecer essas áreas, o hospital impulsiona a formação de futuros profissionais de saúde, que elevam o nível de assistência médica regional, além de reforçar o compromisso com a excelência no atendimento hospitalar”, ressaltou Vasconcellos.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

 

Fonte e foto Por George Miranda.

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.