Oportunidades para o agro são apresentadas em Júlio de Castilhos


O desafio de aumentar a produtividade da agropecuária brasileira, com menos custos e mais renda, foi tema do seminário Mais Safras no Agro, realizado na sexta-feira (28/03), em Júlio de Castilhos.
  “Queremos demonstrar aos agricultores as oportunidades que temos de preencher as lavouras do nosso Estado com culturas que geram renda e garantam a reservação de alimento para os animais, plantas de serviço que trazem benefícios para o solo”, disse o presidente da Emater/RS e um dos palestrantes do seminário, Luciano Schwerz.
  O agronegócio contribui com 24,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A agricultura brasileira é altamente competitiva e geradora de emprego, alimentos, fibras e bioenergia para o Brasil e para o mundo.
  “Nós, da Embrapa, buscamos uma visão sistêmica do ano”, disse o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé. “No período outonal, indicamos cultivares para pasto, silagem ou grãos, via melhoramento genético, para conseguir entregar essa produtividade no inverno. E, quando a gente pensa no melhoramento de soja, pretendemos entregar alta produtividade, entre as melhores do mercado, com sistema radicular mais agressivo, de forma que períodos mais longos de estiagem não afetem essa produtividade”, observa Faé.
 Também palestrou no evento o pesquisador dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária Aliança Sipa/Ufrgs, Paulo Carvalho. “Os sistemas integrados de produção agropecuária são uma alternativa para o produtor dormir com mais tranquilidade e ter menos riscos em sua atividade”, disse Carvalho.
  O seminário Mais Safras no Agro foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Prefeitura de Júlio de Castilhos, Embrapa Trigo e Aliança Sipa.

Fonte e foto por: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Maria
Jornalista Cleuza Noal Brutti