Peleia da Carne Hereford marca presença na final do Freio do Proprietário


Uma saborosa Peleia tendo a Carne Hereford no centro da disputa mais uma vez tomou conta do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A ação, promovida pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), foi realizada na noite da sexta-feira, 27 de setembro, durante a final do Freio do Proprietário, modalidade da raça Crioula, que teve seu encerramento do ciclo no final de semana.
Conforme o gerente executivo da ABHB, Felipe Azambuja, a Peleia mais uma vez se mostrou um evento que promoveu a Carne Hereford para um público seleto como o do Cavalo Crioulo. “A ABCCC tem sido uma grande parceira e esta promoção dentro do Freio do Proprietário, que tem um público de criadores e investidores da raça Crioula, é muito qualificada. E já estamos há quase dois anos nessa parceria e mais uma vez estamos muito felizes de realizar esse evento de sucesso”, destacou.
Já o presidente da ABCCC, César Hax, destacou que a Peleia já virou uma tradição dentro dos eventos do Cavalo Crioulo. “Esse é um momento importante, com a convivência, a discussão e a confraternização. Isso tudo eleva nosso evento e projeta outros ótimos eventos para frente. Teremos no ano que vem o Mundial do Braford junto com o Bocal de Ouro e tenho certeza que vai ser um evento grandioso, em que poderemos explorar todas as potencialidades de ambas as raças dirigidas para um só momento”, reforçou.
Quatro trios fizeram a disputa do melhor assado, julgados pelos avaliadores Artur Rocha, José Alexandre e Alejandro Lucio Manele. E, pela primeira vez, um trio foi composto só por mulheres. Débora Colombo, uma das integrantes do time Assasinhora, disse que valeu a pena a participação. “Viemos de Lages (SC) e estamos com uma equipe grande participando do Freio do Proprietário, então foi muito divertido, a gente deu muita risada. Fizemos os acompanhamentos, preparamos pratos diferentes e ficou tudo muito gostoso, delicioso, mas o que vale é a alegria”, observou.
A equipe bateu na trave, ficando com a segunda colocação, com um total de 403,5 pontos. No primeiro lugar ficou o trio Fronteiriços com 408,5 pontos. Na terceira colocação ficou a equipe Tradição, com 388 pontos e em quarto lugar ficou o trio Home do Céu, com 374,3 pontos.

Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective