*Por que Sta. Clara foi escolhida como Padroeira da Comunidade do Portão?


No domingo (04), acontece a tradicional Festa em Honra a Santa Clara, na comunidade do Portão de Júlio de Castilhos.

Há 99 anos que esta tradicional festa da capela Santa Clara na comunidade do Portão interior de Júlio de Castilhos, acontece e que, geração após geração, pessoas se doam incansavelmente para que tudo aconteça da melhor maneira possível.

Por que Sta. Clara foi escolhida como Padroeira da Comunidade do Portão?

Era o ano de 1925 e as então Famílias deste local sentiam a necessidade de uma Capela, tanto que em 15 de março desse mesmo ano, foi lançada a sua pedra fundamental. Foram padrinhos o casal: Francisco Pereira Portella e sua esposa Clara Martins Portella.

A escolha de Santa Clara como Padroeira foi uma homenagem à Dona Clara (Dona Noca) mãe de Honorina Martins Portella, esposa de Joaquim Martins Portella, os quais doaram à Mitra Diocesana, o respectivo terreno para a tão sonhada Capela. A construção levou mais ou menos um ano, até que em 08 de março de 1926, foi rezada a 1ª Missa, pelo Pároco da época, Padre Aparício Menezes de Oliveira. Mas só em 1935, foi possível complementar a construção, com o levantamento da torre e acréscimo de uma pequena sacristia.

O primeiro batizado foi de João Martins da Silva. E o 1º casamento foi de Adão Elias e Etelvina Mello.

O nome Clara já está na Família há oito gerações.

A imagem de Sta. Clara foi doada por Francisca Pinto Barnewitz conhecida como Chiquinha. O seu hino foi escrito por Lady Garcez Portella, em 1959, e a música composta por Pe. Léo Trevisan, Padre que, na época, era Capelão do Hospital Bernardina Salles de Barros.

CAPELA SANTA CLARA DO PORTÃO, HÁ 99 ANOS SERVINDO DE LUZ E ESPERANÇA PARA SEUS FIEIS DEVOTOS. FALTAM 1 ANO PARA O SEU CENTENÁRIO, MAS OS SONHOS E PLANOS JÁ COMEÇAM A SER PLANTADOS.