A gestão 2025-2028 do Executivo Municipal de Santa Maria começou oficialmente nesta quarta-feira, 1º de janeiro. O prefeito Rodrigo Decimo e a vice-prefeita Lúcia Madruga foram empossados em solenidade no auditório da Universidade Franciscana (UFN). No ato, o Legislativo de Santa Maria realizou a Sessão de Instalação e Posse dos vereadores e vereadoras da 28ª Legislatura.
Radiante no discurso de posse, o prefeito Rodrigo Decimo agradeceu aos familiares, à vice-prefeita Lúcia, ao prefeito Jorge Pozzobom, que administrou Santa Maria por oito ano, a confiança dos santa-marienses nas últimas eleições e a todos que acompanham este momento que marca um novo capítulo na história de Santa Maria.
“A partir de hoje, iniciaremos uma nova fase no Município, com dedicação, empenho e transparência. Governaremos para toda a cidade. Entendemos que é necessário o planejamento estratégico, a utilização responsável dos recursos e a busca incessante pela melhoria contínua. É por isso que, desde a nossa vitória na eleição, começamos a pensar em um modelo de gestão que foque em resultados. É por meio da gestão transparente e comprometida que faremos uma administração em que os serviços públicos funcionem com mais qualidade. Santa Maria é uma cidade com forte identidade cultural, é um polo educacional e militar. Um Município que respira inovação. Por isso, pensamos em um novo modelo de administração, focada em três eixos: as pessoas, a cidade e o desenvolvimento sustentável. Buscaremos avanços contínuos em todas as áreas, tudo planejado com clareza, responsabilidade e transparência. Por fim, eu reforço o compromisso com a eficiência administrativa, com a gestão transparente e com o olhar atento às ações que farão a diferença na vida dos cidadãos. Vamos construir um governo justo, que se orgulha dos resultados e que será guiado pela ética e pelo respeito à população. Eu assumo essa responsabilidade com o coração cheio de esperança. Tenho certeza de que faremos uma Santa Maria mais eficiente, justa, inclusiva e referência para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”, disse o prefeito Rodrigo Decimo em seu primeiro discurso, acompanhado dos familiares.
Rodrigo Decimo, do PSDB (Coligação Federação PSDB Cidadania – PP, PSB, Republicanos, PSD), atual vice-prefeito, foi eleito prefeito de Santa Maria, aos 56 anos. Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1990, e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Também é uma liderança empresarial e gestor público respeitado e reconhecido na Região Central do Rio Grande do Sul. Empreendedor do ramo da Construção Civil, foi presidente de órgãos representativos da classe, como o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), ambas por dois mandatos.
Enquanto vice-prefeito de Santa Maria (2021-2024), levou o conhecimento técnico adquirido na iniciativa privada para o setor público, ampliando as discussões relacionadas à desburocratização e às obras realizadas pela Prefeitura. Também teve papel de liderança na implementação e no andamento do Distrito Criativo Centro-Gare, movimento que vem transformando para melhor o Centro Histórico do Município.
A primeira mulher da história de Santa Maria, eleita como vice-prefeita do Município, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, do PP (Coligação Federação PSDB Cidadania – PP, PSB, Republicanos, PSD), ex-secretária de Educação do Município (de 2018 até maio de 2024), foi eleita vice-prefeita de Santa Maria, aos 61 anos. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Licenciatura Plena em Matemática – Centro Universitário Franciscano (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Voluntária na Universidade Federal de Santa Maria, tem experiência na gestão pública universitária e municipal e atua na área de administração, com ênfase em gestão de pessoas, gestão pública, agronegócios e sustentabilidade.
Lúcia foi professora adjunta (1988 – 2018) na UFSM com ênfase em administração, gestão pública e sustentabilidade. Ainda na UFSM, ocupou o cargo de pró-reitora adjunta de Planejamento (2010), coordenou o Curso de Especialização em Gestão Pública (2009) e foi vice coordenadora do Núcleo Disciplinar de Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico da AUGM.
A solenidade teve o planejamento e a organização realizado pela equipe de servidores da Câmara com a participação do Executivo Municipal, que dispendeu o apoio necessário ao evento para bem acolher a comunidade santa-mariense. A vereadora mais votada nas eleições de 2024, Alice Carvalho da Silva dos Santos, é a primeira mulher a presidir uma sessão de posse na história do Parlamento santa-mariense. No ato, os vereadores eleitos Valdir Oliveira de Oliveira e Rudinei Rodrigues secretariaram os trabalhos, constituindo assim a Mesa Diretora Provisória na Sessão de Instalação da 28ª Legislatura, de acordo com o artigo 10 do Regimento Interno da Câmara. A vereadora empossou o prefeito, a vice-prefeita, os vereadores e vereadoras. Eles prestaram juramento, entregaram as Declarações de Bens e os diplomas, bem como assinaram o termo de posse competente, conforme previsto no parágrafo 1º, artigo 58, da Lei Orgânica do Município.
A Legislatura 2025-2028 é formada pelos vereadores: Adelar Vargas dos Santos (MDB); Admar Eugênio Pozzobom (Federação PSDB Cidadania); Alamir Tubias Machado Calil (PL); Alexandre Pinzon Vargas – Republicanos; Alice Carvalho da Silva dos Santos – Federação PSOL REDE; Antonio Elemar de Oliveira – PODE; Givago Bitencourt Ribeiro – Federação PSDB Cidadania; Guilherme Rossato Badke – Republicanos; Helen Martins Cabral – FE Brasil (PT, PC do B e PV); João Ricardo Baptista Vargas – PL; Lorenzo Mazzine Pichinin – Federação PSDB Cidadania; Luiz Carlos Fort Avila da Silva – PP; Luiz Fernando Cuozzo Lemos – PDT; Luiz Roberto Ceolin Meneghetti – NOVO; Marcelo Zappe Bisogno – UNIÃO; Marina Maria de Avila Callegaro – FE Brasil (PT, PC do B e PV); Rudinei Rodrigues – MDB; Sergio Roberto Cechin – PP; Sidinei Cardoso Pereira – FE Brasil (PT, PC do B e PV); Valdir Oliveira – Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT, PC do B e PV); Wernel Rempel – Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT, PC do B e PV).
Prestigiaram a cerimônia o prefeito Jorge Pozzobom, o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Paulo Sérgio, o secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Sandro Nunes, a reitora da Universidade Franciscana, Iraní Rupulo, o general Paulo Pimentel, chefe do Estado Maior da 3ª Divisão de Exército, foi representado pelo coronel Sandro Silva Ruiz. Também estiveram presentes o delegado penitenciário regional, Thiago Nothen de Medeiros, chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Felipe Rossi Massaia, o presidente da Associação Rural de Santa Maria, Antoniangel Zanini, presidentes de partidos políticos e representantes de entidades locais.
VEREADOR ADMAR POZZOBOM É ELEITO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO 2025
Na sequência, se deu início à eleição da Mesa Diretora, escolha dos líderes de Bancadas, constituição da Comissão Representativa e composição das Comissões Permanentes, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara de Santa Maria. O vereador Admar Pozzobom foi escolhido para presidir a Casa Legislativa neste ano de 2025, e como vice-presidente, o vereador Rudinei Rodrigues.
Texto: Diniana Rubin
Fotos: Eduardo Ramos
Secretaria de Comunicação PMSM
Comentários