A Prefeitura de Santa Maria apoia a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e o Coletivo Kiss: Que Não se Repita nas atividades em alusão aos 12 anos da tragédia na Boate Kiss, que ocorrem neste domingo (26) e segunda-feira (27). A programação conta com painéis de discussão, exposição fotográfica e a tradicional vigília com a leitura dos nomes das vítimas.
No domingo, as atividades iniciam às 21h com o acolhimento na Tenda da Vigília (Praça Saldanha Marinho, em frente ao Banrisul), seguida pela caminhada até o local onde está sendo construído o memorial em homenagem às vítimas, na Rua dos Andradas. No local, haverá a exibição de vídeos e o minuto do barulho.
Na segunda-feira as atividades ocorrem na Praça Saldanha Marinho. Os painéis de discussão trarão relatos de familiares de vítimas e sobreviventes da trágica madrugada de 27 de janeiro de 2013, que culminou na maior tragédia do Rio Grande do Sul e a segunda maior do país, vitimando 242 pessoas e ferindo mais de 600. Durante a programação a praça, ocorrerá a exposição “Sobrevivi para contar”, mostra fotográfica produzida pelo coletivo Kiss: Que Não se Repita
A Prefeitura de Santa Maria apoia a iniciativa com a infraestrutura de palco, lonas, sonorização, cadeiras e banheiros químicos; além do bloqueio de trânsito, que será divulgado nos próximos dias. A programação completa pode ser conferida ao final do texto.
MEMORIAL ÀS VÍTIMAS DA KISS
A obra iniciou em julho de 2024, com o recolhimento de itens classificados pela AVTSM e que farão parte do acervo do Memorial, desmonte e retirada de entulhos. A presença de um andar subterrâneo na edificação vizinha, constatada durante a limpeza do terreno, exigiu estudos técnicos adicionais para assegurar que a execução dos serviços não interferisse nas propriedades adjacentes.
A partir disso, foram atualizados os projetos arquitetônicos e o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e, atualmente, a obra avança conforme o cronograma. As caixarias – estruturas temporárias de madeira usada na construção civil para moldar concreto – estão em vias de conclusão. A concretagem estrutural iniciará na próxima terça-feira (28). Após isso, em fevereiro, começa a construção de alvenaria, etapa que deverá se estender até o mês de março.
“A obra em nenhum momento esteve parada. Durante todo o período em que foram necessárias as adaptações dos projetos, nós sempre seguimos com os trabalhos que não seriam afetados pelos ajustes. Com a alvenaria levantada, a execução dos serviços poderá avançar em várias frentes ao mesmo tempo” afirma o superintendente de Desenvolvimento Econômico e gestor do contrato da obra, Jéferson Nunes.
O memorial terá 383,65m² de área total construída distribuída em um único pavimento e inclui sala de escritório, sala multiuso, auditório, banheiros masculino e feminino, acessos ao auditório, depósito, área técnica, varanda e um jardim naturalista circular de flores. Ao redor do jardim, haverá 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia.
12 ANOS DA TRAGÉDIA DA BOATE KISS | PROGRAMAÇÃO
Dia 26, domingo
• 21h – Acolhimento na tenda da Vigília (Praça Saldanha Marinho, em frente ao Banrisul)
• 22h – Caminhada até o local onde funcionava a boate e que hoje está sendo construído o Memorial
• 23h – Ato “Muro da Memória”
• 00h – Apresentação de vídeos
• 01h – Leitura dos nomes dos 242 jovens que perderam suas vidas em 27 de janeiro de 2013
• 02h – Próximo ao horário que iniciou o incêndio, haverá o minuto do barulho para homenagear as vítimas
Dia 27, segunda-feira (Praça Saldanha Marinho)*
• 18h – Abertura com a fala do Presidente da AVTSM, Flávio Silva
• 18h10min – Atualização das últimas decisões do Processo Penal com Pedro Barcellos Jr, advogado da AVTSM
• 18h30min – Vozes da saudade com Maria Tagliapietra (mãe da vítima Luciano Tagliapietra Esperdião); Maria Aparecida Neves (mãe de Augusto Cezar Neves) e Adherbal Ferreira (pai de Jennifer Mendes Ferreira)
• 19h20min – Sobrevivi para contar com Mirian Schalemberg, Jovani Rosso, Cristiane Clavé e Delvani Rosso, sobreviventes da tragédia de 27 de janeiro de 2013
• 20h10min – Cuidar e acolher, com Volnei Dassoler e Patrícia Bueno, membros do Santa Maria Acolhe
• 21h – Encerramento das atividades
* Durante a programação do dia 27, na Praça Saldanha Marinho, haverá a exposição “Sobrevivi para contar”, mostra fotográfica produzida pelo coletivo ‘Kiss: Que Não se Repita’ com sobreviventes e familiares/amigos de vítimas que vivenciam a dor da perda.
Texto: Lenon de Paula
Foto: Marcelo Oliveira (Prefeitura SM)
Comentários