O Batalhão do Bem, projeto da Cooperativa Unicred Ponto Capital em parceria com o Instituto Unicred que busca ressignificar a transformação e o reaproveitamento de resíduos descartados e instigar a economia circular, finaliza seu ciclo de 2024 celebrando grandes resultados.
No próximo dia 19 de novembro, o projeto chega ao fechamento de mais um ciclo de muitos aprendizados, com a formatura de duas turmas do Curso Profissionalizante de Costura Industrial do Vestuário, realizado nas cidades de Santa Maria e Santiago. Com carga horária de 160 horas e a participação de 24 alunas, a formação foi desenvolvida através da metodologia SENAI de Educação Profissional, que prima por desenvolver competências técnicas e socioemocionais. Além disso, as alunas tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre Cooperativismo em aulas conduzidas pelo professor José Zigomar Vieira dos Santos, renomado educador e estudioso na área, que compartilhou sua experiência e trajetória.
O projeto Batalhão do Bem foi construído a muitas mãos, contando com o apoio e intercooperação da Unimed Santa Maria, parceria com Instituto Federal Farroupilha, SENAI RS, Prefeitura Municipal de Santa Maria RS e Santiago RS, Unidades militares de Santa Maria e Santiago, e Ford Superauto.
A realização de toda a programação do Curso Profissionalizante de Costura Industrial do Vestuário contou com o subsídio do Fundo Social do Sescoop/RS, no qual o Batalhão do Bem foi contemplado com a primeira colocação. “Sinto que finalizamos o ano com o objetivo cumprido. Muitas mulheres se profissionalizaram e encontraram um diferente nicho de mercado para atuar, aliado à sustentabilidade e cooperação” afirma Nara Santos, Gerente do Instituto Unicred.
A cerimônia do dia 19 contará ainda com a palestra da jornalista Alice Bastos Neves, que abordará o tema “A coragem de ser (Mulher)”, buscando inspirar as alunas do Batalhão do Bem a seguirem desafiando os obstáculos que a vida apresenta a quem tem coragem de lutar e perseguir seus objetivos e, dessa forma, colocando em prática todo aprendizado obtido através do projeto. “A escolha da temática da palestra vem de encontro a um dos objetivos do projeto, que é gerar impacto positivo na vida das pessoas. Neste ciclo a turma foi formada somente por mulheres, não poderíamos encerrar nosso projeto sem que uma mulher fosse a porta-voz de todo sucesso que desejamos para nossas alunas. Temos certeza de que a Alice transmitirá isso com maestria” afirma Wellinton Azambuja, Assessor de Governança da Unicred Ponto Capital e Coordenador do Projeto.
Reforçando o significado do projeto e o impacto causado nas comunidades em que atua, neste ano a iniciativa conquistou um importante reconhecimento, sendo um dos cases vencedores do Prêmio Top Cidadania 2024, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). O evento de premiação ocorrerá no próximo dia 28, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
Sobre o Instituto Unicred
O Instituto Unicred é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred.
Sobre a Unicred Ponto Capital
Comentários